terça-feira, 27 de abril de 2010

RS:Maior chuva do planeta na última semana




Não que essa informação seja grande coisa, em algum lugar do planeta, vai ser o lugar que mais choveu em uma semana.

Desta vez sobrou para nós.

Jornal NH, baseado em dados da METSUL:


Notícias /Geral

Clima terça-feira, 27 de abril de 2010 - 09h13

Madrugadas geladas após maior chuva no planeta dos últimos sete dias
Segundo a Metsul, no Estado, o acumulado de uma semana chegou a 363,5 milímetros

Porto Alegre - Todo mundo há de convir, caiu muita chuva nos útlimos dias. Entre 9 horas de domingo e 9 horas de segunda-feira choveu 133 milímetros na estação da Epagri em Chapecó, o que segundo o observador Francisco Schervinski é recorde, superando a marca anterior de 112 milímetros do dia 7 de julho de 1983. Em José Boiteux, até a tarde de ontem, a precipitação acumulada em menos de uma semana chegava a 396,6 milímetros, virtualmente 400 milímetros. Uma significativa parte das estações em Santa Catarina tinha acumulados entre 200 e 400 milímetros. No Paraná, no mesmo período, Pato Branco acumulou 360 milímetros e Palmas 321, de acordo com o Simepar.


Esse fato climático só vem a provar que a quantidade de chuva não é o principal fator para ocorrência de enchentes, principalmente nas grandes cidades, pois estas enchem rapidamente.

As enchentes estão muito mais relacionadas ao lixo acumulado em bueiros, a retirada da cobertura vegetal dos morros que contornam os centros urbanos, ao assoreamento dos rios que cortam as cidades.



Imagine se essa manchete dizendo que ocorreu a maior chuva do planeta fosse no Rio de Janeiro. Estaria tudo em baixo d'agua e não faltariam ecologistas responsabilizando o aquecimento global.

Aqui não ocorreu enchentes tão graves, devido ao nosso relevo, mas se a chuva insistisse mais uma semana, começariam a transbordar nossos assoreados rios.

Eventos climáticos como esse deveriam ser mais estudados, para evitar as enchentes nas cidades grandes, mas culpar o aquecimento global e as mudanças climáticas é mais fácil do que fazer os investimentos necessários para evitar tragédias como a que se abateu sobre o Rio de Janeiro no mês passado.

Obrigado ao amigo Stanis pela dica.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os "empresários" do aquecimento global


Este blog, junto a outros tantos que aumentam seu número a cada dia, vem dizendo que o aquecimento global é um grande negócio, sustentando diversas ong's, cientistas, ambientalistas, se assim podemos chamar e uma legião de espertos que vive do pavor coletivo em relação ao aquecimento.

denunciamos em outros posts as fraudes em relação as temperaturas e aos créditos de carbono.

Blog Ecotretas:

As fraudes envolvendo as negociatas das emissões de carbono estão a disparar. Recentemente abordamos os impactos das falcatruas da Hungria, depois de anteriormente nos termos referido ao esquema dinamarquês. Como os espanhóis não querem deixar os dinamarqueses liderar isto da economia verde, não fizeram a coisa por menos. 9 pessoas foram presas, acusadas de uma fraude de 50 milhões de euros no IVA.


Jornal lavanguardia, espanha:

http://www.lavanguardia.es/economia/noticias/20100330/53900206929/nueve-detenidos-por-defraudar-50-millones-de-euros-en-el-iva-por-bonos-de-emision-de-co2.html



Agora surgem empresas especializadas em negociar os créditos de carbono, em câmbio climático.


O CO2 virou moeda corrente.

Site da Empresa FATOR CO2-Especializada em Câmbio Climático
O diretor ensina ao Jornal El País como é fácil fazer a Fraude:
Ecotretas:


Kepa Solaun, diretor da empresa Factor CO2, um dos maiores intermediários em Espanha, explica no El Pais como esta fraude é muito simples: Uma empresa compra os direitos de emissão num qualquer país europeu, e introduz os direitos em Espanha. Esta operação não paga IVA, como em todo o comércio intra-comunitário. Ao facturar em Espanha, cobra os 16% de IVA, mas quando acaba o semestre, a empresa fecha, não faz declaração de IVA, e fica com os 16%! O CO2 é ideal para esta fraude porque não é necessário transporte nem logística. Segundo esta notícia, a fraude pode atingir os 5000 milhões de euros em toda a Europa, com 90% deste mercado envolvido nestas actividades fraudulentas.


Caros amigos, como podem ver a grana é muita. Fica fácil compreender porque tanta insistência com esse assunto.

Tragédias provenientes do clima sempre aconteceram e sempre irão acontecer, independente de CO2, claro que com os avanços dos meios de comunicação, esses acontecimentos parecem bem mais presentes.

domingo, 25 de abril de 2010

Biodiversidade única da ilha de Bornéu é prova da evolução

O Inseto mais comprido do mundo


Uma rã sem pulmão e o inseto mais comprido do mundo fazem parte das 123 novas espécies descobertas durante os últimos três anos nas florestas tropicais da ilha de Bornéu, no sudeste da Ásia.

A descoberta foi feita em uma zona de 220 mil km2 de floreta frondosa, conhecida como o "Coração de Bornéu" e protegida desde 2007 pela Malásia, Indonésia e o sultanato de Brunei, os três países que compartilham a ilha de Bornéu.

"Descobrimos três novas espécies por mês em média, 123 ao longo dos últimos três anos e pelo menos 600 há quinze anos", comemorou Adam Tomasek.

"As novas descobertas demonstram a riqueza da biodiversidade em Bornéu e permitem esperar novos achados, alguns dos quais poderão contribuir para curar enfermidades como o câncer ou a Aids", afirma.

O "Coração de Bornéu" abriga 10 espécies de primatas, mais de 350 pássaros, 150 répteis e anfíbios, assim como 10 mil plantas que não são encontradas em nenhuma outr parte do mundo.
Entre as novas espécies achadas em 2008, figura uma rã de 7 cm e cabeça plana, a Barbourula kalimantanensis, que respira através da pele, já que não possui pulmões.

No mesmo ano, os pesquisadores descobriram descobriram o Phobaeticus chani, considerado o inseto mais cumprido do mundo, com quase 36 cm (sem as antenas). Só foram achados três espécimes dessa espécie.

Entre os animais mais insólitos figura também uma lesma encontrada no monte Kinabalu que lança "dardos de amor" para seu companheiro para injetar nele hormônios com os quais aumenta sua capacidade de reprodução.

Os cientistas querem que os três países envolvidos em Bornéu garantam a proteção da biodiversidade da ilha.
Fonte: Terra
Toda essa biodiversidade apenas encontrada na Ilha de Bornéu, prova que os seres vivos quando submetidos a um isolamento geográfico e reprodutivo, são submetidos a seleção natural e através das mutações selecionadas para se adaptarem a o seu habitat vão formando espécies muito diferentes das encontradas em outros lugares.

sábado, 24 de abril de 2010

Eco-carros: Maravihas dos eco-gênios

Agora a novidade no combate ao aquecimento global é o eco-carro.

O nome da maravilha ecológica é o Helios Concept:

O que chama mesmo a atenção de quem olha esse modelo são as suas placas solares suspensas. Mais parecidas com asas jurássicas, são elas que garantem a carga elétrica necessária para mover o carro.
Inspirado em animais que esticam sua pele para absorver mais calor do sol, o designer projetou o carro para que quando estiver parado, ele possa "abrir" suas quatro placas fotovoltaicas e maximizar a captação solar.


As outras baratinhas de corrida ecológicas são: O Towncar, O Mercedes-benz fórmula zero e o Pegeot Shoo.

Quero ver se os diretores da Mercedes vão utilizar esses carros.

Vamos deixar de hipocrisia, esses projetos tem como objetivos o descargo de consciência das montadoras e a propaganda, pois hoje em dia essa questão ambiental dá muita mídia.

Peguem esse dinheiro todo utilizado nesses projetos e invistam em tratamento de esgoto ou no destino final de metais pesados usados em tintas e outros ítens da fabricação de veículos.

Já estou cansado desses projetos mirabolantes que não tem a mínima viabilidade.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Só faltava essa: Sexo extraconjugal causa terremotos

Antes da internet, a notícia sobre um terremoto, uma erupção vulcânica ou um furacão ocorrido em outro país só chegavam até nós dias ou até semanas depois do ocorrido.

Agora acompanhamos esses eventos on line, em tempo real, fato este faz parecer que os fenômenos naturais estão ocorrendo em maior quantidade.

Isso dá margem a fanáticos, lunáticos e outros seres, profetizarem o fim do mundo. Muitas bobagens são ditas e publicadas, fazendo com que a população mundial fique cada vez mais assustada.

Mas a última até que é engraçada. Agora os religiosos Iranianos estão colocando a culpa da incidência de terremotos nas mulheres.



Veja publicação abaixo:





O Irã está propenso a terremotos freqüentes, muitos dos quais têm sido devastadores para o país.
"Muitas mulheres que se vestem de forma inadequada ... jovens causar a extraviar-se, mancha a sua castidade e ao sexo extraconjugal incitar na sociedade, o que aumenta os terremotos", disse a fiéis em um culto de oração de Teerã na semana passada.
"As calamidades são o resultado das ações das pessoas.
"Não temos como estar em conformidade com o Islã, mas para afastar os perigos."
O código de vestimenta islâmica é obrigatória no Irão, que foi sob o domínio clerical por mais de três décadas.
Toda mulher pós-púberes, independentemente da sua religião ou nacionalidade, devem cobrir os cabelos e os contornos do corpo em público.
Infractores punidos, e multa.
Mas isso não impediu que as mulheres urbanas de aparecer nas ruas vestindo casacos curtos e lenços frágil e camadas de habilmente aplicado make-up.
Especialistas alertaram que um forte terremoto em Teerã, capital iraniana, poderia matar centenas de milhares de pessoas.
província de Teerã tem quase 14 milhões de habitantes, oito milhões dos quais vivem na cidade, que fica em várias linhas de falha.
No início deste mês, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente do país,
advertido pelo menos cinco milhões de habitantes de Teerão que eles devem fugir capital do Irã, porque é ameaçado por terremotos.
Ahmadinejad disse que mais de dois terços da população do Irã de 74 milhões de forte viviam em áreas urbanas.
"Nós não podemos prever quando um terremoto acontecerá. Mas se acontecer alguma coisa a Teerã província de 13,8 milhões de habitantes, como podemos administrar isso?" ele perguntou.
OBS.: O Texto acima foi copiado tal e qual a tradução do google, inclusive com os erros gramaticais.
Segundo o site, os religiosos e políticos iranianos estão responsabilizando as mulheres, por mostrarem o rosto, por serem provocantes e ter relacionamentos extra conjugais, esses fatos estariam a aumentar a incidência de terremotos no país.
Não é o planeta que está enlouquecendo, são as pessoas. Não se toma atitude nenhuma para resolver os problemas ambientais, apenas são procurados culpados como: Aquecimento global, CO2, agora essa, as mulheres sensuais.
Ainda bem que não é verdade, senão a terra iria tremer e o solo iria ruir, engolindo cidades inteiras aqui no Brasil.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Casa Inteligente

Clicando na casa, você poderá aumentá-la
Montada na Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema), que ocorre em Bento Gonçalves entre 27 e 30 abril, o espaço proporcionará aos visitantes entender os conceitos de sustentabilidade ao ar livre, longe dos livros e das plantas arquitetônicas.
Nela, as janelas foram pensadas considerando a luminosidade em cada estação do ano e o visual do entorno. A água tem seu ciclo estendido: uma cisterna armazena o que vem da chuva e usa para regar o jardim, enquanto uma pequena estação de tratamento permite dar vida aos resíduos da cozinha e do banheiro.
A construção também conta com um telhado verde, aquecimento de água com placas de energia solar, horta incorporada ao paisagismo e a possibilidade de instalar um catavento de energia eólica no telhado. (Blog Nosso mundo sustentável-Zero Hora)

O metro quadrado desta casa vai custar no mínimo 20% mais caro que o metro de uma casa de alto padrão. Isso fora, o fato de seu dono não poder trabalhar, ou vai ter que contratar alguns empregados para cuidar da compostagem, do telhado verde e outros mecanismos de salvação do nosso planeta.
Esse pessoal vive em outro planeta, milhares de casas de madeira com 4 peças são vendidas nas diversas madeireiras da grande Porto Alegre, essas casas são colocadas em terrenos irregulares, o esgoto é jogado in natura nos arroios e valões, sendo levado aos rios.
As cidades vão crescendo em todas as direções de forma desordenada com o consentimento dos políticos, que com medo de perder os votinhos, vão fazendo vista grossa às invasões.
Para cada casa inteligente construída, cem mil são compradas e vão para lugares irregulares.
Mas como a maioria dos debates sobre ecologia é feito por burgueses sem nenhum conhecimento sobre as reais causas dos verdadeiros problemas ambientais, vamos todos lá na feira admirar essa casa.

Aula: Trabalho sobre a água

O problema da poluição da água, apesar da aparente fartura desse recurso no Brasil, é muito grave, pois além da falta de água boa para o consumo humano, existe ainda o assoreamento dos rios que provoca o represamento de águas pluviais nas grandes cidades , provocando enchentes com consequencias cada vez mais graves.

É preciso dar essa consciência aos alunos, senão estamos correndo o risco do pessoal mais jovem atribuir tudo que tem acontecido na área de desastres naturais ao aquecimento global e a Produção de CO2, daqui a um tempo se a histeria coletiva permanecer vão achar que não devem nem respirar mais para deixar de emitir CO2 para atmosfera..

Pensando nisto tenho regularmente solicitado aos alunos que façam trabalhos na área ambiental, ai vai mais Um trabalho Produzido power point e apresentado aos colegas.

O trabalho foi feito pelas alunas do segundo ano do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms - Unidade Capão da Canoa : Donna Tarasconi, Junara Cardoso, Luíza Goldani, Paula Garcia.
O trabalho completo encontra-se no linck:











domingo, 18 de abril de 2010

Tempestade elétrica entre as cinzas do vulcão

Belas imagens foram capturadas durante uma tempestade elétrica ontem sobre as cinzas e gases produzidos pela erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia. Vale a pena registrar.













sexta-feira, 16 de abril de 2010

cinzas se espalham pela Europa

Imagem feita durante um voo de reconhecimento.


Muitas cinzas e CO2 estão sendo lançado na atmosfera.

A erupção do Yjafjallajökull parece ter cedido hoje pelas imagens de satélite, mas o problema é justamente a expansão mostrada acima da nuvens de cinzas.

Com o deslocamento mais para Leste, outros países acabam sendo afetados.

No começo da manhã de hoje, Suécia, Noruega e Irlanda tinham retomado as operações aéreas. Continuam com o espaço aéreo fechado total ou parcialmente ainda França, Holanda, Grã-Bretanha, Alemanha e República Tcheca.

Os voos estão suspensos na Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Polônia e nos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia). A Áustria pode ter o espaço aéreo fechado nas próximas horas.


Em amarelo o caminho das cinzas e as setas indicam a direção dos ventos

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vulcão na Islândia


Quando são expelidas cinzas e gases vulcânicos como está acontecendo na Islândia, o homem deve se recolher a sua insignificancia diante das forças da natureza e parar com essa bobagem da mídia alarmista, de que somos responsáveis pela emissão de CO2 suficiente para causar um aquecimento global.
As cinzas desse vulcão foram tão significantes que prejudicaram quase todos os aeroportos da Europa.

Veja reportagem da ZH de hoje:

Mundo 15/04/2010 11h46min

Cinzas de um vulcão na Islândia obrigam o cancelamento de 15% dos voos na Europa

Erupção ocorre sob a geleira Eyjafjalla, no sul da Islândia.

Cerca de 15 % dos voos na Europa foram cancelados hoje por causa da nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão subterrâneo sob a geleira Eyjafjalla, no sul da Islândia, informou hoje a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

O tráfego aéreo já foi suspenso no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, enquanto os espaços aéreos da Alemanha, Holanda e Bélgica serão fechados esta tarde, confirmou a Eurocontrol. Na Bélgica, a partir das 9h30 (Brasília) boa parte dos voos com destino ao norte permaneceram em terra .


A Erupção Vulcânica

Durante a erupção, a lava é carregada de vapor e gases, como dióxido de carbono, hidrogênio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, os quais escapam continuamente da lava em explosões violentas. Uma nuvem densa costuma se formar sobre o vulcão.

Duas ou três erupções vulcânicas têm o potencial de aumentar a temperatura da terra mais do que dezenas de anos de atividade industrial. Os vulcões produzem cerca de 110 milhões de toneladas de CO2 por ano, além da liberação de cinzas e SO2. A maioria dos minerais metálicos, como ouro, por exemplo, está associada a magmas encontrados perto de vulcões extintos.


Portanto parem com essa bobagem de CO2, ou vão querer tapar os vulcões?

Vamos cuidar das agressões ambientais que realmente interessam, ou os ambientalistas tem medo ou tem compromisso com os grandes capitalistas que desmatam e poluem rios.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Aula: Meio Ambiente (Água)

Em minha opinião, uma das obrigações do professor de Biologia é formar em seus alunos uma consciência ambiental, longe dos modismos desvairados, mas sim nas atitudes possíveis para pessoas comuns, pois sabemos que a solução para os problemas ambientais passam pelas atitudes do poder público.

Mas isso não nos exclui da responsabilidade de fazer tudo que está em nosso alcance, é o que tento passar a eles.
O primeiro trabalho que publico aqui é sobre a poluição da água em Capão da Canoa, dos alunos do 2º ano do ensino médio: Carlos, Guilherme, Paulo e Thomás, do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, unidade Capão da Canoa.

No linck abaixo é possível ter acesso ao trabalho em tamanho original:




As fotos são muito interessantes, pois os alunos foram até os valões, esse era um dos objetivos do trabalho, e fotografaram o que deveria ser o escoamento das águas pluviais, ou seja, da chuva.
Mas o que se observa são várias ligações clandestinas de esgotos residenciais, que se misturam à água da chuva poluindo os arroios e por consequencia, a praia.

Temos que fazer com que os alunos vejam esses problemas com os seus olhos e comprovem o descaso do poder público, que faz vista grossa, para não perder alguns votinhos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Escândalo do CO2


A tempo este blog, vem denunciando esta fraude do CO2 e do aquecimento global, muita gente lucra com o aquecimento, falsos ecologistas e ONGs aproveitadoras usufruem dessa histeria, agora, depois do CLIMAGATE (a falsificação das temperaturas), estoura outro escândalo, o desvio das verbas dos créditos de carbono, concedidos a governos que reduzem as emissões do Gás maldito.

Veja esta publicação do respeitado jornal espanhol, o El País:


O Tribunal de Justiça está a investigar uma fraude na compra de CO2
Promotores 50 milhões sob a forma de fraude ao IVA

O Tribunal Nacional está investigando uma fraude no IVA na venda maciça de dióxido de carbono (CO2) na Espanha. O tribunal de Instrução n º 2 ontem encomendou 14 registros em Madrid, Las Rozas, Marbella e Valladolid, que culminou com a prisão de seis pessoas, de acordo com o Organismo de Luta Anti-Corrupção, que se elevou em um comunicado o montante fraudado mais de 50 milhões de euros.

Kepa Solaun, diretor da empresa Fator de CO2, um dos maiores corretores na Espanha, diz que é "uma fraude muito simples." A empresa compra os direitos de emissão de CO2 em qualquer país europeu e introduz-lo na Espanha. Esta operação não está sujeita ao pagamento de IVA a ser o comércio intra-comunitário. Então a empresa, geralmente nada mais do que uma cobertura de vende-la em uma planta industrial que precisa de causa e cobrado o IVA de 16%. Quando chega a hora de fazer declarações trimestrais do IVA, a empresa fecha e fica com o dinheiro.

O CO2 é ideal para este tipo de fraude do operador em falta, porque "não precisa de transporte ou de logística", explica Solaun. Anti disse ter agido "contra os membros dos diversos grupos organizados, composta por cerca de 40 pessoas e mais de 20 empresas."

Em outubro passado, o Ministério do Meio Ambiente promoveu uma alteração legal para que o imposto sobre o CO2 declarado pelo comprador e evitar fraudes. Casos semelhantes ocorreram na França e outros países europeus. Europol estimado em Dezembro passado que o dinheiro fraudado na Europa pode chegar a 5.000 milhões de euros e que "90% do mercado de responder a atividade fraudulenta."

A SENDECO2 relatório, outra das grandes empresas em Espanha estima-se que 80% do mercado comercial foi financeira. O mercado europeu de CO2 foi criado para limitar a emissão de gases de efeito estufa.
Detalhes Solaun como mais de um ano atrás começou a receber chamadas suspeitas de empresas interessadas no mercado: "Eles vieram empresas romenas oferecendo enormes quantidades de CO2 e uma negociação comissões enorme se nós trabalhamos com eles. Havia também empresas do setor imobiliário e rejeitar.
Existem muito mais casos de desvio de dinheiro dos créditos de carbono.