quarta-feira, 30 de junho de 2010

O dia em que o sol não nasceu

Hoje aqui no litoral norte do RS, o dia ficou encoberto durante suas 24h, muito estranho, pois o dia amanheceu com neblina, coisa rara no litoral, todos achavam que no meio da manhã a neblina se dissiparia e apareceria o sol.



Imbé 7:30h


Estrada do mar 7:45h


Com o passar das horas a neblina permanecia e nada do sol.




Capão da Canoa: Meio dia




Beira do Mar em Imbé 17h

Cheguei a conclusão ( de leigo ) que o fenômeno se tratou de uma maresia, pois quanto mais próximo ao mar, mais engrossava a névoa e ao passar o dedo nos vidros molhados se sentia na língua o sabor salgado da neblina.
Vamos esperar pelo amanhecer para ver se a "maresia" se desfaz, pois agora (meia noite e cinco), continua firme.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Até o café...

Amigos, estive alguns dias alheio à internet, devido as tarefas de trabalho que se acumulam no período que precede as férias, são provas à corrigir, conceitos à fechar, antes da pausa escolar em Julho.

Faltou tempo para leitura de artigos, selecionar e formatar os assuntos para postagens; postar por postar, para mim, não tem sentido.


Mas hoje lendo os Blogs dos amigos e os principais sites, pude observar mais algumas asneiras, e outras ecofrescuras que continuam se proliferando na internet.


A postagem vem do site: Ecotretas de Portugal.






Pasmem:


Até o velho hábito brasileiro de tomar um cafézinho entre amigos é anti ecológico...


Agora tudo tem uma pegada. Até um café!


Segundo esta notícia do Guardian, um café representa 21 gramas de CO2, quando se ferve apenas a água necessária.


Ao contrário, um cappuccino representa muito mais, cerca de 235 gramas de CO2! Segundo o jornal, que também avalia a pegada do chá tipicamente inglês, quatro chávenas de chá representam 30kg de CO2 num ano, o equivalente a cerca de 65 Km num carro médio...


Porquê a diferença? Por causa do leite! E porque o leite vem das vaquinhas, e porque as vaquinhas ruminam e emitem metano na atmosfera!


Por isso, para os ecologistas, nada de leite! Substituam por um biscoito, com uma pegada inferior. É por isto, e por outras, que esta religião do Aquecimento Global retorna aos velhos tempos das religiões, e das suas abstinências!



Fonte: Ecotretas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Enchente em Branquinha - AL

Mais um desastre provocado pela ocupação inadequada de lugares inabitáveis, a chuva leva a culpa, mas na realidade rios assoreados, morros em situação de desmatamento e moradias em locais de risco provocaram mais de 40 mortes no Nordeste brasileiro.

Algumas fotos de Branquinha/Alagoas

Morros ocupados por moradias



Observem o Rio: Nenhuma mata ciliar, situação de assoreamento





Fotos: G1

terça-feira, 22 de junho de 2010

RS abaixo de zero



Agora é na região de Cambará do Sul que as temperaturas desceram abaixo dos 0ºC.

Fez -0,5º hoje.

Segundo equipe de meteorologia da ZH:

Nas próximas horas, a temperatura no RS irá sofrer forte declínio novamente e, em termos de sensação de frio, a magnitude será a mesma da madrugada anterior.



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Neva em São Joaquim/SC


O inverno começou com tudo mesmo, os ingredientes estão completos neste primeiro dia, com o registro de neve no interior de São Joaquim as 21h.


Site Climaterra:



NEVE RÁPIDA NO INTERIOR DE SÃO JOAQUIM. 21/06/2010.- 21/06 - 21h48min


DEVIDO A MASSA DE AR FRIO, FORTE, E A CORRENTE DE JATO, QUE TRAZ INSTABILIDADE PARA SC, TIVEMOS NESTA NOITE, POR VOLTA DAS 21 HORAS, UMA QUEDA RÁPIDA DE NEVE COM CHUVA NO DISTRITO DO CRUZEIRO DURANTE 2 MINUTOS. A TEMPERATURA NA HORA ERA DE 4,6°C.


A TEMPERATURA NA CLIMATERRA OSCILOU ENTRE -1,4°C A 12,3°C, AS 21 HORAS ESTAVA 6,7°C COM CHUVA FRACA. NO INMET/AUTOMÁTICA, ESTAVA COM 5,3°C E 3,4°C NA VILA FRANCIONI.


Inverno 2010: inicio mais gelado dos últimos 5 anos

Caxias do Sul

A primeira manhã do inverno deste ano, que oficialmente iniciou hoje, se apresentou mais gelada ainda que as anteriores.
As 6h e 15 min, quando levanto para o trabalho, estava congelante, o banho matinal foi muito difícil hoje.

Metsul:

O inverno começou oficialmente às 8h28 desta segunda-feira, mas na prática já teve início há semanas. Logo no primeiro dia da nova estação o frio se fez sentir com força no Rio Grande do Sul com uma massa de ar polar que provocou mínima de 0,7ºC em Quaraí, a menor até agora no ano no Estado dentre as estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Conforme a MetSul Meteorologia, desde a segunda metade de maio o Rio Grande do Sul experimenta um padrão típico de inverno, já tendo a temperatura caído abaixo de zero em duas madrugadas deste mês de junho na Serra. Além disso, já houve geada na maioria das regiões gaúchas e caiu neve granular em São Francisco de Paula no dia 9 de junho.


Site ZH:

RS pode ter amanhã temperatura negativa pela primeira vez no ano, diz meteorologista

Hoje foi registrado 0,5°C em Cambará do Sul e 0,7°C em Quarai.
Atualizada às 18h02min

A meteorologista do Grupo RBS Estael Sias conversou na tarde de hoje com leitores em chat sobre a chegada do inverno, que começou nesta manhã. A virada desta estação já é considerada a mais fria dos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As previsões apontam para uma estação rigorosa, com mínimas abaixo da média.
Acaba de sair no Twitter do climaterra:
EM URUPEMA; -1,9°C, A SEGUNDA MAIS BAIXA DE SC NESTE INVERNO, A MÍNIMA FOI NO PERICÓ/MALWEE/ S.JOAQUIM COM -2,9°C . 8/06/2010.
Em tempos de aquecimento global, o inverno que começou hoje, tem o inicio mais frio dos últimos 5 anos, com temperaturas beirando os 3ºC abaixo de zero.
Vamos ver se este ano os teleguiados pela mídia irão dizer: "Não tem mais inverno como os de antigamente".

sábado, 19 de junho de 2010

MC (Muito Conservante) Lanche Feliz


O processo da digestão inclui a quebra de grandes moléculas em moléculas menores para que sejam absorvidas pela corrente sanguínea, no intestino delgado.

As bactérias que compõem nossa flora intestinal, também tem papel importantíssimo na digestão, pois no intestino grosso fazem a decomposição e fermentação dos alimentos que não foram absorvidos no intestino delgado.
Essa decomposição produz os gases intestinais e ai começa a formação do bolo fecal.
Se essas bactérias morrem essas funções ficam prejudicadas, podendo levar o indivíduo a sofrer com diarréais, que podem causar problemas graves como desidratação.
Portanto, muito cuidado com alimentos com excesso de conservantes, principalmente, quem tem os filhos viciados em lanches rápidos, veja essa experiência feita pela nutricionista Joann Bruso e publicada no final de março deste ano pelo jornal britânico Daily Mail deixou seus leitores de boca aberta.

Linck da publicação: http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1258913/Happy-1st-birthday-Mother-keeps-McDonalds-Happy-Meal-year--gone-off.html



O resultado foi assustador



Durante um ano, Joann Bruso guardou um "Mc Lanche Feliz", um kit composto por sanduíche, refrigerante e batata frita, que acompanham um brinquedo e é vendido para as crianças. "A comida normal tem que se decompor, cheirar mal... Entretanto, o lanche e as batatas não estragaram e isso mostra que as crianças não estão comendo de forma saudável", declarou.

De acordo com a reportagem, Joann deixou o lanche e as batatas descobertos, em cima de uma prateleira em sua casa, no estado americano de Colorado, para checar o que aconteceria. Durante um ano, nenhuma mosca sequer chegou perto do sanduíche. "Eu deixava a janela aberta mas as moscas e outros insetos simplesmente ignoravam o 'Mc Lanche Feliz'".



Antes





Um ano depois


"A comida é decomposta dentro do nosso organismo, que se aproveita dos nutrientes dela para transformá-los em combustível", explica Joann. "Nossas crianças crescem de forma saudável quando comem comida de verdade".


A nutricionista ainda explica que se o "Mc Lanche Feliz" foi ignorado por bactérias e micróbios que não fizeram a decomposição, isso significa que o corpo da criança também não consegue digerir esse tipo de comida de forma adequada.


Segundo dados apresentados pelo Daily Mail, pesquisas recentes afirmam que o pão da McDonald's possui uma série de conservantes como propionato de sódio. Já o pickles utilizado pela rede de fast-food leva benzoato de sódio.


As batatas fritas, que Joann descreveu como estando "douradas mesmo um ano depois", contém conservantes como ácido cítrico e pirofosfato de ácido de sódio, que mantém sua coloração.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa na Escola





Um evento como a Copa do Mundo atrai as atenções do mundo inteiro, que dirá no Brasil, dito "País do Futebol".

Na TV os espaços são enormes, aliás em toda mídia, os principais sites tem como manchete principal a Copa do Mundo.

Nossos alunos estão mergulhados nesse mar de informação, como, então capitular essa situação no sentido de obter resultados positivos na aprendizagem?

Estou orgulhoso da Escola onde trabalho, O Divina Providência, em Capão da Canoa, litoral gaúcho, pois tenho observado um grande trabalho no desenvolvimento do seu projeto "Copa do Mundo".
Todos os alunos estão envolvidos, estudando geografia, costumes, economia e diversas outras caracteristicas dos países envolvidos.
Apartir dai, produzindo, maquetes, bandeiras, cartazes que enfeitam toda escola.



Torre Eiffel na França








Prosa e verso sobre Copa

Assim se faz educação.




Cataventos - Holanda


Tango Argentino
Parabéns a todos os professores e equipe diretiva, pois a escola está muito alegre e no clima da copa e se conseguiu isso sem ficar apenas no mundo do esporte, pois isso a mídia já faz o dia todo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aquecimento Global, cadê você? Frio recorde no país da copa

Esta é a brincadeira de um chargista sul-africano
Depois do inverno rigoroso no Hemisfério Norte, do frio intenso, fora de época no sul e sudeste do Brasil. Agora é a vez da África do Sul, para desespero dos defensores da teoria do aquecimento global.
Durante a Copa, aos olhos do mundo inteiro, estamos presenciando temperaturas muito baixas, nunca registradas antes, em diversas regiões da África do Sul.

Veja as Manchetes:


Imprensa da África: "Maior neve em 50 anos"

A quarta-feira (16/06) amanheceu com marcas extremante baixas na África do Sul. Entre as sedes do Mundial, os boletins Synop dos aeroportos acusaram mínimas de -6,0ºC em Johanesburgo; -7,0ºC em Bloemfontein; 1ºC em Pretoria; 8,3ºC em Cape Town; 9,6ºC em Porto Elizabeth; e 4ºC em Durban Louis Botha. Várias estações do país, contudo, chegaram a registrar 10 abaixo de zero ou menos na últimas noite. O frio que encarangou o país da Copa do Mundo está na capa dos jornais da África do Sul nesta quarta-feira.


Extensas áreas das partes mais altas da província do cabo seguem cobertas de neve. Para o jornal Weekend Post, foi a maior nevada em algumas áreas, como nas montanhas de Swartberg, dos últimos 50 anos.


A notícia publicada pelo jornal destaca que os fazendeiros locais recordam ter visto neve semelhante somente em 1977.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa: Brasil e Coréia, Abaixo de Zero


Querem convencer a população mundial que o planeta está esquentando, mas o clima vem dando provas que isso não acontece:

- Invernos cada vez mais frios no Hemisfério Norte (o deste ano bateu recordes de cobertura de gelo e nevascas).

- Aqui no Hemisfério Sul o inverno nem chegou e estamos passando frio a mais de um mês, inclusive com temperaturas abaixo de zero já registradas no sul do Brasil.

- Agora é na Copa da África do sul, com frios que surpreendem a todos.


Veja o que disse, lá da África o Jornalista David Coimbra em seu Blog, momentos antes da estreia do Brasil:


São 18 horas em Joanesburgo. Já é noite. Estou no Centro de Imprensa do Ellis Park, aguardando o começo do jogo do Brasil. E faz frio, um frio que não combina com a África. A previsão é de que, quando a bola começar a rolar, estaremos com dois graus negativos. Em campo aberto, a sensação despencará ainda mais.
Estou com uma camiseta de manga comprida. Sobre ela, uma de mangas curtas. Sobre estas, um blusão de lã. Sobre este, um casaco. Sobre o casaco, uma japona. Enrolada ao pescoço, uma manta. E ainda assim sinto frio!
Recomendaram que viéssemos ao estádio com ceroulas. Recusei-me. Não sou homem de usar ceroulas.

domingo, 13 de junho de 2010

Plástico, agora é ecológico....??






Ontem ao andar pelas dependências do supermercado, em busca de café, pão e outras coisas do cotidiano voltei a ver diversos badulaques de plásticos com o adesivo do ursinho panda da wwf.
Nunca vão me convencer que comprar plástico é ecológico.
É sim um grande negócio:
- A empresa que fabrica plástico, doa parte do valor para a ONG e fica de bem com a sociedade.
- A ONG arrecada muito dinheiro e empresta seu nome para empresa
- A população, que adora plástico, mas sabe que não é ecológico, compra o plástico achando que está ajudando o meio ambiente e vai tranquila para casa.
Ninguém vai me convencer que uma taça dessas ai acima é mais ecológica do que uma taça de vidro.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

E o inverno ainda nem chegou...

Apesar de o inverno começar de fato no dia 21 de junho as temperaturas já andam a dias rodeando o 0ºC, por vezes chegando abaixo deste valor.
Hoje, inclusive ocorreu em São Francisco de Paula um fenômeno que chegou a ser confundido com neve. A temperatura estava tão baixa à tarde que a chuva se solidificou e caiu sob forma de gelo no solo.
Apesar de lembrar a desejada neve, os meteorologistas, descartam a hipótese do fenômeno.
— Para os leigos, numa tarde gelada como hoje, pode lembrar outro fenômeno, a neve, mas as condições atmosféricas não eram suficientes para o fenômeno ocorrer.
Quero ver este ano, a expressão: "Não existe mais inverno como os de antigamente". Realmente os de hoje estão ainda mais frios, mas vamos acompanhar no linck ao lado: Inverno 2010.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Manhã mais fria do ano

Cambará 3ºC



Hoje senti o primeiro frio de verdade no ano, pois acordei as 5h45min para me dirigir a Capão da Canoa, onde as 7h30min começo minhas aulas. Acho que, no auge do inverno gaúcho, esse horário é meio desumano, tanto para os alunos, como porque não, para nós professores, mas assim tem que ser, pois temos carga horária e dias letivos a cumprir.

Tomar banho as 5h45min com 4ºC é a pior parte, aqui no litoral ainda é 110v, não tem reza braba que faça o chuveiro esquentar.

Mesmo asim me animei a tirar essas fotos hoje, com o sol nascendo. Não há lugar mais lindo que o litoral para o nascer do sol.










Imagens da serra gaúcha








A temperatura mínima registrada até as sete horas no Estado foi em:


- Vacaria, com 1,7°C.


-Em Bom Jesus, a mínima foi de 1,8ºC.


-Cambará do Sul, na Serra, registrou mínima de 3ºC.


-Quaraí, na Fronteira Oeste, a temperatura mínima foi de 3,2ºC.


-Santa Rosa, no Norte do Estado, a menor temperatura foi de 3,6ºC.


-São José dos Ausentes, na Serra, os termômetros marcaram 4,9ºC.


-São Gabriel, na Campanha, a mínima foi de 5,1ºC.


-Bom Jesus, Cambará do Sul e Ibirubá tiveram presença de geada neste amanhecer


Fonte:ZH

Este ano o blog vai acompanhar de perto o inverno, para acabar com a expressão, que está se tornando comum: "não faz mais inverno como antigamente".

Será que a expressão é verdadeira ou deveria ser mudada para: " Antigamente não havia ar condicionado, nem máquina de lavar, aquecedores, nem tantos automóveis, se ia a pé para escola ou trabalho"

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente na escola


Nesta semana, devemos proporcionar aos estudantes momentos de reflexão e também de produção de trabalhos para aumentar os conhecimentos nesta área e consequentemente a consciência ecológica dos alunos.
Acho que chega de palestras e trabalhos sobre o batido e duvidoso tema "Aquecimento Global e mudanças climáticas".

Pois de real mesmo temos o aumento das consequencias provocadas pelo clima e não as mudanças do mesmo.

Este ano eu e a professora de ciências do ensino fundamental, que também é bióloga, palestramos sobre os "Ecossistemas do Litoral Norte" com o objetivo de dar uma noção do local onde moram, com suas lagoas, rios, morros, dunas e oceano.



Feito isso, no segundo momento, os alunos apresentaram trabalhos feitos por eles, de pesquisa sobre as degradações ambientais em sua cidade no campo do desmatamento, esgotos e falta de saneamento, bem como lixo acumulado.







Algumas fotos utilizadas pelos alunos em seus trabalhos:



Óleo no arroio

Esgoto no pluvial, indo para o mar


Lixo as margens de arroio


Pneus no arroio


Lixo à beira do lago no centro

É importante o aluno ir à campo e perceber as degradações ambientais "com seus olhos", garanto que terão outra visão sobre meio ambiente após essa semana.