domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma eleita




Dilma Rousseff é eleita e entre tantas expectativas, vamos ver qual será seu posicionamento sobre as questões ambientais. Espero que se fale menos em Gás Carbônico e mais em cuidados com os rios, pois  esta é a maior causa de enchentes e problemas de abastecimento de água. O assoreamento faz com que a capacidade diminua e as águas invadam a cidade com igual quantidade de chuva de tempos passados.

O que temos visto? É culpa do aquecimento global, do CO2. Os investimentos em saneamento básico não acompanham o aumento da população nos grandes centros urbanos.

Espero que, ao invés, de esperar por decisões desses encontros de estadistas, que mais servem de palco para discursos de governantes, como foi em Copenhagen. Façamos nossas próprias estratégias para proteção ambiental. Temos a maior floresta do planeta, o rio com mais volume de água, a maior biodiversidade, por isso não devemos esperar decisões e sim ter nossos próprios encaminhamentos.

Todos os eventos climáticos que estão acontecendo no Brasil sempre aconteceram o que tem aumentado  são as consequencias, devido a falta de planejamento no crescimento principalmente das grandes cidades.

Sou otimista. Desejo competência e sabedoria a nova presidente. 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Primavera Gelada

As supostas temperaturas altas, que estão destruindo o planeta não se fazem presentes aqui no sul do Brasil. Depois de um inverno longo, gelado, com os maiores registros de neve em 40 anos, agora nem a primavera nos livrou do frio.

Nas últimas semanas tivemos temperaturas baixíssimas para a época, com registros negativos na serra catarinense. O tradicional banho de mar no feriado de finados deverá ser trocado por outro programa na praia, talvez um bom vinho ou um chimarrão para apenas contemplar o oceano.

Veja o que diz a Metsul:


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tsunami na Indonésia

Ontem a Indonésia foi mais uma vêz surpreendida por um Tsunami.

Pelo menos 108 pessoas morreram e quase 500 são consideradas desaparecidas após um forte terremoto seguido por tsunami na noite de segunda-feira na costa oeste da Indonésia, anunciou uma fonte do governo à imprensa.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor ocorreu às 21h42min locais (12h42min de Brasília) a uma profundidade de 33 km. A zona afetada fica 240 km ao oeste de Bengkulu na ilha de Sumatra e 280 km ao sul de Padang, uma área muito frequentada por turistas.

                                               Fonte: ZH
O local do tremor:


http://maps.google.com/maps?q=-3.4638+100.0839(M7.5+-+KEPULAUAN+MENTAWAI+REGION,+INDONESIA+-+2010+October+25++14:42:22+UTC)&f=d&t=h&hl=e&ie=UTF8&ll=-0.35156,103.666992&spn=17.509265,15.336914&z=5&output=embed
Assim que tiver fotos disponíveis estarei postando aqui.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tornado devastador na Argentina




Um tornado devastou ontem à noite a cidade de Pozo del Tigre, na província de Formosa, no norte da Argentina, provocando a morte de seis pessoas além de ferir outras cem. Destas, dez estavam em estado grave nesta sexta-feira. A cidade permanecia hoje sem serviços de energia elétrica, telefone e água potável. Ao redor de 70% das casas da cidade, de 10 mil habitantes, foram derrubadas pelo tornado.

Segundo as autoridades da polícia local e da prefeitura, a maior parte dos feridos sofreu fraturas de braços e pernas por causa do desabamento de vigas, postes e telhados durante a tempestade.

Dezenas de árvores nas praças e calçadas da cidade foram arrancadas do chão pelos ventos. O tornado também assolou as aldeias de comunidades indígenas Wilchis e Pilagás que vivem no município.

Segundo o jornal argentino Clarín, diversas casas ficaram destruídas e a maioria das mortes foram causadas por esmagamento. Entre os mortos, estão um bebê, um adolescente de 19 anos, uma jovem de 28 e um idoso.

Fotos do tornado na Argentina.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

É Fantástico - Show de sensacionalismo

Ontem o segundo episódio da série sobre mudanças climáticas, de novo deu um show de sensacionalismo, fazendo previsões catastróficas sobre o derretimento do ártico e atribuindo as causas ao Aquecimento global, provocado pelo homem.

Paralelamente está sendo publicado um livro por cientistas Russos que vem na contramão de todas essas teorias, veja o post que saiu hoje na METSUL:


As teorias do derretimento causado pelo aquecimento global, está longe de ser unanimidade entre os cientistas, como querem nos empurrar goela abaixo. Muitos acreditam que ele se deve a um ciclo natural. Um dos maiores icbergs que se desprendeu do ártico foi o que atingiu o Titanic, nem se falava em efeito estufa.
E da antártida ninguém fala, lá está mais de 90% do Gelo da terra.

domingo, 17 de outubro de 2010

Vampiros Ambientais

Sempre disse aqui o que penso sobre a muitas ONG's que defendem o meio ambiente: A maioria recebem altos subsídios e doações, mantém super estruturas com muitas pessoas mamando na teta do meio ambiente e pouco se notaram ações quando os responsáveis pela degradação ambiental são grandes empresas.

Até parcerias com venda de plástico fazem para obterem lucro, como mostrei nesta postagem que foi reproduzida por todo o Brasil e exterior: http://betoorcy.blogspot.com/2010/06/plastico-agora-e-ecologico.html

Tenho encontrado cada vez mais Blog's e sites que também concordam com essa idéia. Com charges muito criativas.

Um exemplo é o blog: Mata alheia. http://mataalheiamamatanossa.blogspot.com/, li ótimas postagens sobre o assunto, o blog foi indicado pelo Ecotretas: http://ecotretas.blogspot.com/

Algumas charges criativas que encontrei:





O pau-teta




sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão 2010


Começa hoje o horário de verão, a meia noite de hoje (sábado), devemos adiantar o relógio em 1h.

Aquela história de que nosso corpo tem um relógio biológico e, que, por isso, sentimos muito a troca de horário, pois temos que acordar uma hora mais cedo e comer uma hora mais cedo, é verdadeira.




Sentimos muito sono ao acordar, almoçamos meio sem fome, pois nossas funções metabólicas estão reguladas pelo horário antigo. Acordamos uma hora mais cedo, mas não conseguimos dormir uma hora mais cedo, portanto a defasagem de sono é de duas horas, não uma.

Mas acredito que, passado em torno de duas semanas nosso relógio biológico já acerta os ponteiros para o novo horário e a partir dai vale a pena, pois temos dias mais longos com a presença do sol.

Após o dia de trabalho sobra tempo para atividades com luz natural e quem gosta de curtir uma praia aos finais de semana terá o sol brilhando por mais tempo.

Eu gosto muito deste horário.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O resgate dos mineiros no chile

Tem muita gente falando do lado sentimental e emotivo do resgate, quero abordar o lado técnico desta incrível operação, mostrando que os avanços científicos se dão em velocidade geométrica.

A Mina

A mina é em forma de espiral, como mostra o desenho abaixo.


Os pontos em vermelho indicam os locais das explosões, os canais brancos são os canais de ventilação.

Os mineiros se refugiaram na última volta do espiral, a 700m da superfície.

O Túnel

O túnel com mais de 600m de profundidade foi cavado a uma velocidade de 15 a 25m por dia e atingiu o local conforme o desenho.


O túnel foi cavado com a ajuda dos mineiros que retiraram toneladas de pedras que caiam dentro da mina, eles se organizaram em grupos de 6, de tal forma que o serviço não parasse nas 24h do dia.



A Cápsula

A cápsula tem luz no teto e quatro tanques de oxigênio estão disponíveis no chão. Durante a subida, os mineiros irão se comunicar com as equipes de resgate com microfones instalados no capacete. Eles também estão usando óculos escuros, porque estão há muito tempo sem ver a luz do dia.


A cápsula ainda possui sistema de monitoramento cardíaco e respiratório, microfones para comunicação casaco e luvas. Tem 1,9m de altura e 4cm de diâmetro, pesando 420 kg.
Vamos torcer que tudo ocorra bem até o final do resgate, será mais uma vitória da raça humana, que teve que desenvolver seu cérebro, pois era o único órgão que poderia nos manter vivos no planeta através do funil da seleção natural.

Fontes: Os desenhos tirei da Zero Hora e do G1. Os textos são meus baseados em leituras feitas em diversos sites.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Inverno interminável

Este inverno está castigando os gaúchos e catarinenses. O frio chegou bem antes do inverno já em abril se via que esse inverno seria rigoroso, em julho e Agosto nevascas de proporções históricas e agora as temperaturas insistem em se manter baixas demais para época. Em plena primavera tivemos hoje menos de 4ºC negativos na serra catarinense.


Veja as temperaturas de hoje. FONTE: METSUL

O fim de tarde de segunda-feira com céu limpo, vento fraco, ar seco e temperatura baixa em São Joaquim (foto de Ronaldo Coutinho do Prado) era um prenúncio de madrugada gelada nesta terça-feira no Planalto Sul Catarinense.

E que gelo ! Urupema registrou uma mínima de 4,7ºC abaixo de zero, conforme a estação da Epagri na localidade a 1300 metros de altitude. A marca pode ser considerada extraordinária para esta época do ano, talvez uma das menores já anotadas até hoje em Santa Catarina em outubro.

Para se ter uma idéia, a menor temperatura registrada pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul durante o inverno foi de 4,9ºC negativos no dia 15 de julho em Cambará do Sul. A mínima de 4,7ºC abaixo de zero desta terça na estação meteorológica de Urupema (foto abaixo da instalação da estação) foi mais baixa que marcas registradas durante a madrugada de hoje na base brasileira Comandante Ferraz na Antártida e em algumas das bases argentinas na região antártica.

Também hoje houve marcas negativas hoje em São Joaquim e em Urubici. A estação do Morro da Igreja, em Urubici, se encaminha para 120 horas seguidas com marcas de um dígito.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fantástico

O fantástico, mantendo sua vocação ao sensacionalismo, iniciou ontem mais uma série fantástica para mostrar os efeitos do aquecimento global, provocado pela emissão de gases poluentes, principalmente o CO2 na atmosfera.


O episódio inicial foi uma tentativa confusa de provar que o aquecimento existe e é provocado pelo homem. A repórter foi até as geleiras da Groelândia, e disse que elas estavam derretendo, como acontece todo o verão, se acontece todo o verão...

Entrevistaram um cientista apresentado como "cético" quanto ao aquecimento, mas ele acredita no aquecimento global e que é causado pelo homem, que cetiscismo é esse?..

Disseram que o aquecimento é incontestável e ao mesmo tempo mostraram a fraude dos emails alterando as temperaturas, o escândalo  do climagate.

A repórter chegou a o pico do Kilimanjaro, tentando esboçar um choro de emoção pela neve que vai sumir com o tempo, mas ainda estava lá.

Tentaram dizer que os oceanos estão subindo... Quem ler essa postagem e for morador de uma cidade litorânea, pergunto a você: O mar esta subindo em sua praia?

Pela lei dos vasos comunicantes como pode o mar subir tanto em alguns lugares e até recuar em outros, será que não seriam movimentos naturais das marés?

Bem vamos esperar para ver o que vem mais por ai nessa série que deve instalar mais medo e neurose na população.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lixo eleitoral não será reciclado em POA


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estima que até o final da limpeza do lixo eleitoral em Porto Alegre cerca de 100 toneladas de material será recolhido. Apesar de serem compostos basicamente por plástico, papel e madeira, os cavaletes, placas e santinhos não poderão ser reciclados.

Segundo o diretor-geral em exercício do DMLU, Carlos Vicente Gonçalves, o lixo eleitoral fica "poluído" ao ser jogado nas ruas, em função de sujeira como areia ou poeira. O material será levado para um aterro sanitário.

Fonte: ZH

Não vão reciclar porque o plástico está sujo com terra. Vão me desculpar, para mim isso se chama preguiça, falta de projeto e planejamento para a situação, pois é muito mais fácil jogar no aterro sanitário do que tirar o pó do plástico.