terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tartaruga Marinha encalha em Mariluz

Ao chegar da escola hoje, um amigo me seguiu com sua moto e gritou: "professor tem uma tartaruga gigante morrendo na Praia", perguntei onde ficava o local, ele me informou que o animal estava na praia de Mariluz.



Chegando lá, constatei que o animal já se encontrava sem vida a algumas horas. Uma enorme tartaruga de, no mínimo 150 kg.
Como havia marcas da maré alta na noite passada, ela deve ter encalhado, mas sua saúde provavelmente já era precária, sendo assim não encontrou forças para voltar ao oceano.





Muito mais água doce



A água doce é um grande problema que a Humanidade enfrenta. Nós usamos um monte de água doce, na maioria das vezes, muito.

 E é importante que preservemos este valioso recurso. Mas quando uma notícia muito boa sobre a água fresca surgem, elas normalmente não são valorizados pelo alarmistas. Isto é o que tem acontecido no Brasil. Duas grandes descobertas foram feitas de água doce, mas pouco tem sido dito sobre ele.

 O Blog Verde trouxe para a minha atenção.Talvez, Al Gore vai mencioná-lo do Rio de Janeiro, em sua stunt Reality Climáticas ? A primeira descoberta se refere a um "rio" subterrâneo que corre por baixo do rio Amazonas, com o nome do rio Hamza . 

A representação visual pode ser visto na imagem acima, obtida aqui . O Hamza é um rio que flui muito lenta, em torno de 10 a 100 metros / ano, e é de 6000 quilómetros de comprimento. A taxa de fluxo é muito menor que o da Amazônia, mas é muito mais ampla, a 400 quilômetros.

 A descoberta é o trabalho de Elizabeth Pimentel, um estudante de doutoramento supervisionado por Valiya Hamza, para quem o rio era chamado. A boa notícia foram apresentados no 12 º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica , 17 de agosto último.




A segunda descoberta está relacionada com o primeiro, mas é mais velha. Milton Matta, e sua equipe na LARHIMA (Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente), anunciou no ano passado a descoberta do tamanho do Alter do Chãoaqüífero , que se acredita ser maior do que o Aqüífero Guarani , em termos de volume.


 Apesar de ser menor em tamanho do que o Guarani,  Acredita-se que tenha 86 mil km3 de água, contra 45 mil Guarani km3. Isto é devido a uma maior espessura em Alter do Chão, que também é mais próximo da superfície. Há água neste aqüífero suficiente para encher o Lago Superior , o lago de água doce terceira maior em volume , sete vezes!


Fonte: ECOTRETAS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Céticos se proliferam e All Gore contra ataca

Com a teoria do aquecimento global caindo cada vez mais em descrédito devido a escândalos como o Climagate e evidências do declínio das temperaturas, All Gore volta a cena para dar mais uma sobrevida a grande teta em que mamam ONGs ambientalistas, cientistas, mídia, empresas de soluções climáticas...

Fonte METSUL:


domingo, 11 de setembro de 2011

Desfile Cívico e falta de consciência


Sábado foi feito em Imbé o desfile cívico das escolas e outras entidades do município.

Quase todas as escolas carregavam faixas ou tinham pelotões relacionados as causas ambientais.

Fui até o Desfile acompanhar meu filho que participava do evento e me convenci que a onda do aquecimento global deixou a consciência ambiental amortecida. Tudo é culpa do aquecimento global, devemos combater o CO2. Isso é o que a mídia, professores e ONG's ambientais vivem pregando.

O contraste entre as faixas ambientalistas e o lixo que os estudantes deixavam pelo caminho era chocante.

Garrafas PET

Latas

Copos Plásticos


Muito lixo

Papeis de Bala



Algo está errado, pois a consciência ambiental entre os jovens vem regredindo.

E não são apenas os jovens, se os pais também ensinassem em casa a realidade seria diferente, mas inclusive os pais estão alienados. É a era da falta de cultura geral.

Tempo Aberto - Lua cheia no mar

Após semanas de muito frio e chuva no Rio Grande do Sul, parece que teremos alguns dias de tempo aberto com a volta do sol.

Agora a pouco olhei para o céu e ele estava estrelado com uma bela lua cheia.

Não resisti, fui até a beira da praia e não me arrependi, a lua tingiu o mar de prata.