sábado, 31 de março de 2012

HORA DO PLANETA (JOGANDO PARA MÍDIA)

Enquanto os rios continuam assoreados, dejetos sendo jogados direto nos rios, passou a semana da água e nada de grandes mobilizações feitas pelas milionárias ong's ambientais.

O foco sempre é o suposto aquecimento global produzido pelo homem.

Hoje a WWF, aquela mesmo que faz parceria até com fabricantes de plástico, promove o dia do planeta.


Veja o post: http://betoorcy.blogspot.com.br/2010/06/plastico-agora-e-ecologico.html
60 minutos dedicados à natureza31/03/2012 | 04h43

Hora do Planeta será realizada neste sábado

Cidadãos de todo o mundo estão convidados a apagar as luzes das 20h30min até as 21h30min


Neste sábado, dia 31 de março, será realizada a quarta edição seguida da Hora do Planeta. Das 20h30min até as 21h30min, cidadãos do mundo inteiro vão apagar as luzes em ação simbólica para alertar sobre os efeitos do aquecimento global.
A mobilização é organizada pela ONG WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem). Segundo o site da instituição, mais de um bilhão de pessoas participaram da iniciativa no ano passado.
Fonte: site ZH ( em laranja )

Apague suas luzes hoje e ajudem a encher os cofres das ong's dos vampiros ambientais.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Frio Histórico no RS

Frio histórico29/03/2012 | 11h10

Capital tem menor temperatura em março em 22 anos



Depois de 22 anos, Porto Alegre voltou a ter temperatura de um dígito em março. A mínima na Capital chegou hoje a 9,8°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É a temperatura mais baixa para o mês desde os 9,6°C registrados em 28 de março de 1990.

Em mais uma madrugada gelada, a mínima no Estado desta vez pertenceu a Vacaria, na Serra, onde os termômetros marcaram apenas 2°C, às 6h, muito perto dos 1,8°C de ontem, em Bom Jesus — que hoje ficou a segunda marca do dia, com 2,6°C. Também fez muito frio em São José dos Ausentes (3,3°C), Santa Rosa (4,4°C), Canela (4,6°C), Cambará do Sul (4,8°C).

Sem o vento, que soprou com intensidade na quarta-feira, hoje houve
formação de geada forte nos Campos de Cima. Também houve registro de neblina em pontos da Região Metropolitana e no Vale do Taquari. A balsa que faz a travessia do Rio Jacuí entre Triunfo e São Jerônimo chegou a paralisar devido à cerração.

Fonte: site ZH

terça-feira, 27 de março de 2012

Frio e ciclone no RS


O FRIO



Tirei essa foto pelas 7h30min da manhã de hoje, muito nublado e o sol tentando sair entre as nuvens.

Chegando na escola os alunos de casaco se queixando do frio, cenas que já tinham entrado no esquecimento.

Mas confesso que não esperava a visita do frio tão cedo,  já logo em março, contrariando as previsões dos sensacionalistas que afirmavam que este seria o março mais quente das últimas décadas.



O CICLONE 

A atuação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, na altura da costa do Rio Grande do Sul, pode provocar ventos de até 80 km/h no litoral gaúcho entre a noite de hoje e madrugada de quarta-feira. A ressaca no mar pode se estender até quinta-feira e vai gerar ondas de 2,5 m a 3 m, entre a Barra do Chuí (RS) e o Cabo de Santa Marta (SC), segundo alerta emitido no final da manhã de hoje pela Marinha.
Esses ventos, explica Estael Sias, meteorologista da Central RBS, estão girando no sentido horário, formando ondas de Sudoeste que estão empurrando e “represando” a água junto à costa gaúcha. Segundo Estael, por volta das 13h, o vento já chegava a 45 km/h no Litoral Sul, e 51 km/h, no Litoral Norte. À noite e na madrugada de quarta, as rajadas poderão ficar entre 60 km/h e 80 km/h.
Fonte: Site ZH

Amanhã irei até a praia conferir o tamanho das ondas e a força dos ventos e ficaremos de olho nas temperaturas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Março terá frio record desde 1990


Nos primeiros 10 dias de março, os sensacionalistas publicaram nos  jornais de maior circulação no estado do Rio Grande do Sul, manchetes como " Março mais quente dos últimos 70 anos no RS", fazendo referencias ao aquecimento Global.

Uma amiga compartilhou no Facebook uma manchete que fazia referencia as maiores médias de temperatura para março. Eu respondi a ela que pensava da seguinte forma, como eles poderiam afirmar que este é o março mais quente dos últimos anos com a amostragem dos primeiros 10 dias do mês?

Eles poderiam afirmar que se as temperaturas se mantivessem naqueles patamares seria o março mais quente das últimas décadas.

Os dias foram passando e as temperaturas foram caindo, as médias despencaram.

Para a última semana do mês está previsto um frio histórico, com temperaturas próximas a 0°C no RS.

Site ZH, dia 26/03/12:

Terça-feira deve ter temperatura de 8°C no amanhecer na Campanha

A massa de ar polar que deve derrubar a temperatura nesta semana no Rio Grande começa a provocar efeitos nesta terça-feira. O dia terá amanhecer frio nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, com mínimas na faixa dos 10°C.

Em Bagé, as primeiras horas da manhã devem ter temperatura de 8°C. Em municípios como Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santana do Livramento, os termômetros devem marcar entre 10°C e 12°C, conforme a meteorologista Estael Sias. Nestas regiões, o tempo limpa ainda na noite desta segunda.

Nos demais pontos do Estado, como na Metade Norte, na Serra e na Região Metropolitana, a terça ainda começa chuva, como a registrada na tarde desta segunda — em alguns pontos fraca e em outros com volume mais significativo. Não está descartada o risco de temporais isolados. No entanto, ao longo do dia, o tempo limpa. À noite, o frio deve atingir a maior parte do Rio Grande do Sul, porém com menos intensidade do que na quarta-feira.

— O alerta para uma mudança radical, com previsão de frio intenso, é na quarta-feira — declara Estael.

A previsão é de 0° C na quarta nos Campos de Cima da Serra, com possibilidade de geada. Em Porto Alegre, a mínima nestes dias deve fica abaixo dos 10°C — fenômeno não registrado em um mês de março desde 1990, quando os termômetros marcaram 9,6°C.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Trabalho de Citologia

Sempre gostei de trabalhar com desenhos, maquetes, enfim instrumentos que façam o aluno manipular com seus materiais, pois acho que o aprendizado com esse tipo de trabalho é muito eficiente.

Minha colega, professora Gisele da escola Divina Providência deu um bom exemplo deste tipo de trabalho solicitando aos seus alunos maquetes reproduzindo a célula e suas organelas.




Parabéns a professora e aos alunos pelo resultado.