segunda-feira, 30 de abril de 2012

Frio e mais frio




Na tarde mais fria de 2012, Vacaria registra 

até chuva congelada

Além das baixas temperaturas, as condições climáticas da segunda-feira aumentaram a sensação de frio em algumas cidades: 


São José dos AusentesÀs 17h, o Inmet mediu 4,8°C, com vento de 41 km/h, gerando uma sensação térmica ao livre de -1°C.


VacariaA temperatura era de 8,1°C com vento de 25 km/h produziram uma sensação térmica ao livre de apenas 4°C.
Canela
A temperatura de 7,6°C com vento de 19 km/h geraram uma sensação térmica ao livre de apenas 4°C.


Tarde gelada


Com base nos dados das estações convencionais do Inmet, várias cidades gaúchas tiveram nesta segunda-feira a tarde mais fria do ano.

sábado, 21 de abril de 2012

Em tempos de aquecimento global, vem ai o "invernico" de abril.




Depois dos recordes de temperatura que tivemos em pleno março, com temperatura perto do 0º C, agora os mapas mostram a aproximação de mais uma frente fria de proporções históricas para época.

Nos próximos dias, os gaúchos deverão experimentar as primeiras temperaturas negativas de 2012. O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê -1°C na madrugada de segunda-feira em pontos da Serra. Também deve haver formação de geada nas regiões Sul, Oeste, Centro, Campanha, Serra do Nordeste e Planalto
Fonte: INMET

E para os aquecimentistas sem memória, vou relembrar essa manchete de zero hora no inverno passado. É só fazer um calorzinho em pleno fevereiro e março que todos se voltam aos sensacionalistas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Tornado no Texas faz caminhões voarem

Nenhuma imagem de fenômeno meteorológico foi tão impactante e correu o mundo nesta semana como a dos caminhões voando durante a passagem de um tornado em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Pelo menos 14 tornados tocaram terra na região de Dallas e Fort Worth, segundo avaliação do Serviço Nacional de Meteorologia americano. Apesar da violência das tempestades e danos em mil prédios e casas, não houve nenhuma vítima fatal (imagem reproduzida do canal WFAA-TV).



Fonte: Metsul

Presidenta Dilma Rousseff: "Energia Eólica é fantasia". - Concordo com ela.

Fiquei com orgulho ao ver a presidenta do Brasil se referir com tanta coragem ao assunto sobre plataformas energéticas no Brasil.

Ela disse que devemos cuidar dos rios e fortalecer nossas hidrelétricas, pois a energia eólica não dará conta das nossas necessidades energéticas.


A presidenta disse que no Rio + 20 não terá espaço para discutir fantasias.

Palavras de Dilma:

Porque ninguém numa Conferência dessas também aceita, me desculpem, discutir a fantasia. Ela não tem espaço, a fantasia. Eu não estou falando da utopia, essa daí pode ter, eu estou falando da fantasia. Eu tenho que explicar para as pessoas como é que elas vão comer, como é que elas vão ter acesso à água, como é que elas vão ter acesso à energia. Eu não posso falar: “olha é possível só com eólica de iluminar o planeta”. Não é. Só com solar, de maneira alguma. Por isso, que tem de ter base científica a nossa discussão.



É tecnicamente, para que isso ocorra, porque eu já estive na Espanha num momento em que fazia oito meses que a eólica não funcionava porque não tinha vento. E não tem como estocar vento, não é? Não tem como. Não, nós estocamos água. A grande coisa que o Brasil fez foi estocar água, porque hidrelétrica, também, a água passou, acabou. Nós estocamos água. A água era a forma de a gente controlar a produção de energia com base na hidreletricidade. Como não tem como estocar vento, tem de ventar para ter eólica. Há que ventar. E o vento, não sei se vocês sabem, não venta igual 24 horas por dia, nem os 365 dias do ano. Eu estou falando isso porque eu já medi vento, viu? Eu medi vento no Rio Grande do Sul. Eu sei o que significa medir vento.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

ECOTRETAS

Gostaria de utilizar esse espaço para parabenizar meu parceiro,  BLOG ECOTRETAS de Portugal, pelo primeiro lugar no concurso blog do ano no item natureza.

Poucos tem coragem de expor seus pensamentos quando eles não são  do senso comum.

EcoTretas é um espaço dedicado a evidenciar os disparates que se dizem e fazem à volta da Ecologia. Especialmente dedicado aos ecologistas da treta, essa espécie que se preocupa mais com uma pata partida de um qualquer animal, do que com um fogo florestal! Aqueles que são anti-americanos, mas que gostam do Al Gore.

Parabéns e vamos continuar mostrando que pensar de verdade é construir sua opinião e não repetir tudo que a mídia nos impõe.

O linck para o ECOTRETAS encontra-se na barra a direita do Blog.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Escola de verdade

Nos últimos dias a Escola Divina Providência, em Capão da Canoa/RS, deu um intervalo nos conteúdos das disciplinas, para tratar de um tema fundamental para a vida de todos nós: A saúde.

Foram palestras sobre diversos temas como: Nutrição, exercícios físicos, drogas, DST's. Os alunos tiveram participação integral nas atividades.



Sempre com muita atenção, o que vai facilitar a discussão dos temas em sala de aula para todas as disciplinas.

Tivemos também jogos, com a presença da CORSAN, com o tema da defesa do meio ambiente, principalmente sobre os cuidados com a água.


Medição de Pressão para alunos, professores, supervisão, diretoria, pais, enfim aberta a todos.




Massagem


Também  dança, ginástica, exercícios físicos, música.

A semana encerrou hoje com a confecção de camisetas e luminárias feitas com vela para a caminhada luminosa pela paz que vai ocorrer hoje a noite.




Estão de parabéns: a comissão organizadora, os professores, supervisão, direção e principalmente os alunos que deram um show de participação. Essas horas fazem nossa profissão valer a pena. 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Outra foto impressionante - Aurora Boreal vista do espaço

Eu não poderia deixar de registrar aqui no Blog essa fotas da Aurora Boreal tirada do espaço pelos astronautas da NASA.


Astronautas da Estação de Espaço Internacional da Nasa registraram uma aurora boreal vista do espaço. A fotografia foi realizada em 28 de março e divulgada nesta terça-feira pela agência. 


A imagem mostra três tipos de iluminação: a artificial noturna, em tom alaranjado, de cidades da Irlanda e da Grã-Bretanha, a esbranquiçada do Sol no amanhecer e a verde e roxa da aurora boreal vista do horizonte.


Fonte: ZH

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Abandono na Barra de Imbé

O veraneio acabou, mas as coisas não mudaram, a orla continua abandonada com areia para todo o lado.

Agora o maior ponto turístico da cidade: A Barra de Imbé, está totalmente abandonado.

Hoje a noite eu estava de folga, fui com meu filho até a barra pescar, mas me deparei com imagens de descaso total. Uma mistura de incompetência do poder público com relaxamento da população.

A Barra precisa urgentemente de uma campanha de conscientização entre os usuários, quanto ao destino do lixo e de investimento dos comerciantes e do governo do município, pois é um dos mais belos locais do litoral gaúcho.

BANHEIROS INTERDITADOS


LIXO POR TODO LADO


PIAS UTILIZADAS PARA LIMPAR PEIXE SEM ÁGUA, IMAGINEM O CHEIRO 


O LUGAR É LINDO


A PARTE BOA: A NATUREZA É GENEROSA, EU E MEU FILHO PEGAMOS UMA BOA FRITADA DE SARDINHAS


domingo, 1 de abril de 2012

Foto Impressionante

Eu, como um apaixonado por meteorologia, estava navegando nos principais sites sobre o assunto, fiquei muito feliz ao acessar o novo site da METSUL.

Lá no site me deparei com  a foto mais  impressinante do clima que já vi.

Gosto de tirar fotos do clima, tenho várias publicadas aqui no blog, mas esta...


A fotografia panorâmica mostra a chegada de um temporal no dia 3 de fevereiro último que fez estragos em Santa Maria. Foi durante uma tarde escaldante de calor e umidade em que os índices de calor (heat index) variaram de 40ºC a 45ºC no Centro do Estado, inclusive na Capital. Calor tão forte e umidade alta trouxeram temporais com transtornos para Santa Maria, os vales do Taquari e do Sinos, e para a Grande Porto Alegre.

Toda foto espetacular, contudo, tem uma história por trás. O autor deste belo registro é o acadêmico em Desenho Industrial – Programação Visual pela UFSM Guilherme Escosteguy. Designer gráfico e fotógrafo de produto e gastronomia na empresa Simplexa de Santa Maria, Escosteguy trabalha com fotografia comercial e como amante da arte das lentes fotografa paisagens e motivos naturais como hobby. “Com um leve sentimento de obrigação, quando me deparo com um cenário peculiar ou um fenômeno curioso, algumas vezes espetacular, é impossível não fazer o registro”, disse ele para a MetSul.
“Morando e trabalhando no alto de alguns dos edifícios mais privilegiados da cidade as ocasiões não foram poucas, desde um pôr do sol diferente todo dia até formações meteorológicas inusitadas, acumulei centenas de imagens”, acrescentou. As fotos abaixo do Guilherme Escosteguy do ocaso na cidade universitária e de nuvens Mammatus sobre Santa Maria respaldam integralmente o depoimento.

Fonte: Site METSUL ( a foto e as letras amarelas )

Trabalho em sala de aula - Organelas celulares

                  Sempre que trabalho com desenhos, maquetes, experiências ou qualquer outro tipo de trabalho manual, obtenho ótimos resultados. Esse tipo de atividade atinge em cheio partes da mente em que apenas a visualização e audição não contemplam.

                   Solicitei aos alunos que criassem uma célula com o material que bem entendessem, os resultados ainda não foram finalizados, mas vale a pena mostrar a empolgação deles ao confeccionar as células.










Os alunos são da turma 72 da Escola Riachuelo, em Capão da Canoa/RS.
Eles utilizaram: Isopor, tinta e pincéis, cola, potes, gel de cabelo, massinhas de modelar, papel, entre outros.