terça-feira, 25 de setembro de 2012

Primavera gelada traz chuva congelada a Gramado e Canela


Por poucos instantes, moradores de Canela e Gramado, na serra gaúcha tiveram a impressão de haver retornado para o inverno , com direito a flocos de chuva congelada. Registros pipocaram nas redes sociais comentando a primavera gelada. Uma redução média de 15 graus nas últimas 24 horas. 


A aparência é de neve, mas na verdade trata-se de chuva congelada. Flocos pastosos de gelo animaram turistas e moradores da serra, onde a temperatura no final da tarde era de cerca de 5 °C, mas com sensação térmica abaixo de zero.


Conforme a meteorologista Tatiane Martins, da Somar Meteorologia, o fenômeno depende de temperaturas abaixo ou próximas de zero grau, e com atmosfera resfriada. Além da temperatura baixa registrada, os ventos que sopram do oceano em direção à Serra carregando umidade, provocaram aumento da nebulosidade e trouxeram a chuva fraca que congelou devido à massa de ar polar. 


Quem não viu a falsa neve, ainda tem uma chance. Na madrugada de quarta-feira podem ocorrer novas precipitações de chuva gelada e até de neve nos pontos mais altos da Serra. Conforme a Somar, há previsão de neve para os municípios de Cambará e João José dos Ausentes, onde a temperatura pode chegar a 2 graus na madrugada.


Vários municípios da região serrana apresentaram sensação térmica abaixo de zero.

Granizo em Imbé

Depois do agosto de temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul, todos achavam que o frio já tinha nos abandonado, mas essa semana ele voltou com toda força.
Agora, aqui em casa em Imbé-RS, ouvi muito barulho no telhado, fui até a sacada observar,  o telhado  estava coberto de gelo. Na opinião de leigo, acho que foi granizo, mas devido ao intenso frio não descarto que o fenômeno possa ter sido chuva congelada. Apesar de ser raro acontecer isso aqui no litoral.



Quem gostou do fenômeno foi meu filho, que nunca tinha visto granizo antes.




domingo, 9 de setembro de 2012

Baleia em Capão da Canoa



A Baleia a caminho de Santa Catarina deu espetáculo em Capão hoje.

Nesta época as baleias migram em busca de águas mais quentes, é provável que seja da espécie franca ou jubarte.




Essas últimas pegue do FACEBOOK da moradora de Capão Enediane.