sexta-feira, 23 de maio de 2014

Jean Baptiste Lamarck

Muitos professores se referem a Lamarck como o ''cara que errou'', pois em sua teoria, lei do uso e desuso, coloca que um orgão que fosse muito usado se desenvolve, enquanto um outro que não fosse iria atrofiar, sendo essas característica transmitidas aos seus descendentes, modificando a fisiologia das espécies com o passar do tempo.

O francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), foi um importante personagem na história da ciência. Sua contribuição para o desenvolvimento do que conhecemos hoje como teoria da evolução é bem divulgada, mas alguns autores, ao tentar resumir as ideias desse naturalista, omitem algumas informações e distorcem outras, criando assim ‘boatos’ sobre seu verdadeiro papel.

Os dois maiores boatos criados a respeito de Lamarck são: 1. suas ideias evolutivas se resumiam a duas leis, e 2. o inglês Charles Darwin (1809-1882), um dos autores da moderna teoria da evolução, se opôs a essas leis.

Assim, diante da pergunta “Quem foi Lamarck?”, um aluno de ensino médio pode responder “Foi o cara do pescoço da girafa”, ou até “Foi o cara que dizia o contrário de Darwin”. Essas respostas, e outras com conteúdo semelhante, permanecem vivas não apenas na boca dos alunos, mas também na de certos professores e no texto de alguns livros didáticos.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Aditivos nos Alimentos - Trabalho em Sala de Aula


Na ideia de diversificar as aulas, usar o conteúdo da  disciplina para a utilização no cotidiano do aluno, pensei que poderíamos pesquisar sobre os aditivos químicos colocados nos alimentos, principalmente os consumidos por eles como: Salgadinhos, iogurtes, refrigerantes, sucos em pó etc.




Pedi para os alunos trazerem rótulos desses alimentos para sala de aula.
Eles recortaram as marcas e as informações sobre sua composição química, depois citaram esses componentes.




Isso abriu seus olhos quanto as quantidades de aditivos que levam tais produtos.


O resultado foi plenamente atingido, eles se divertiram, aprenderam e ainda por cima se conscientizaram que devem reorganizar sua dieta, afim de melhorar a qualidade da sua alimentação.

Os alunos são da turma 222 da escola Divina Providência, mas a atividade pode ser feita também com alunos do ensino fundamental.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dunas

Hoje, ao caminhar pelas dunas no intervalo do almoço, pude notar a presença de animais e vegetais que ali habitam. A maioria das pessoas só vê as dunas como montes de areia.