sexta-feira, 25 de março de 2011

Descoberto fóssil no RS ainda não catalogado

Uma descoberta inédita de um fóssil com dentes de sabre com cerca de 260 milhões de anos foi apresentada na tarde desta quinta-feira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Os ossos do crânio de um terápsido — uma antiga linhagem de vertebrados que deu origem aos mamíferos extinta há milhões de anos — encontrado em março do ano passado numa fazenda da localidade de Tiaraju, no interior de São Gabriel, na Campanha, coloca o Rio Grande do Sul na vitrina científica mundial.

 
Ilustração feita pelo paleontólogo Juan Carlos Cisneros do Tiarajudens Eccentricus mostrando os dentes para afugentar um predador

Segundo o coordenador da pesquisa, o paleontólogo Juan Carlos Cisneros, foram necessários dois anos de pesquisa para comprovar que o material encontrado é especial por se tratar de uma espécie nunca antes catalogada.

Além disso, constitui o registro mais antigo de um herbívoro com dentes de sabre. Os pesquisadores batizaram a descoberta como Tiarajudens Eccentricus, uma nomeclatura que destaca os dentes fora do normal e também o local encontrado.

— O achado é o mais antigo de um terápsido que tinha a capacidade de mastigar. Os dentes de sabre eram mais comuns em carnívoros e não em herbívoros — explicou Cisneros.

A descoberta é tão importante que recebeu destaque na revista americana Science, tradidicional publicação da área cintífica.

Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 23 de março de 2011

Para desespero dos alarmistas: A neve no Kilimanjaro está crescendo


O programa fantástico a pouco tempo fez uma série sobre as supostas mudanças climáticas.

Em uma cena patética a repórter chorou ao visualizar a beleza do monte Kilimajaro, dizendo: " Toda essa beleza vai desaparecer, pois devido ao aquecimento global em pouco tempo não haverá mais neve no topo do Kilimanjaro.

Para desespero dos alarmistas está acontecendo exatamente o contrário, segundo vários sites do mundo inteiro a neve está aumentando no topo da montanha.

Para conferir: 



sexta-feira, 11 de março de 2011

Imagens do Tsunami no Japão em alta resolução

O epicentro do terremoto/tsunami no Japão

Para quem está estudando o fenômeno, estas imagens são bem ilustrativas.



O caminho do tsunami / Horário de chegada das ondas

O gráfico mostra quantas horas ápos o abalo a onda levará para atingir outros países.



Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). Ele foi provocado por um forte terremoto na costa do Japão, ocorrido às 14h46 locais, 2h46 de Brasília da sexta. Pela previsão, a onda gigante deve chegar à costa da América do Sul 21 horas após o abalo (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)

Os Tsunamis mais devastadores dos últimos anos

Os Tsunamis são fenômenos naturais, que ocorrem por deslocamento de placas tectônicas abaixo do oceano. Nada tem a ver com influência humana e nem podem ser evitados, sempre aconteceram e sempre vão acontecer.

Os tsunamis mais devastadores dos últimos anos:


2009:

Um terremoto de 8 graus na escala Richter provocou um tsunami que assolou os arquipélagos de Samoa, no Pacífico. Pelo menos cem pessoas morreram e centenas de casas foram destruídas ou danificadas.

2004:

O pior tsunami da história foi causado por um terremoto no Oceano Índico, próximo à costa de Sumatra, na Indonésia. Mais de 220 mil pessoas foram mortas em diversos países asiáticos, principalmente na Indonésia, no Sri Lanka, na Índia e na Tailândia. A onda de inundações costeiras chegou a milhares de quilômetros de distância. Também houve mortes na Somália, Tanzânia, Quênia e Madagascar.

1999:

Um terremoto de grandes proporções gerou um tsunami no mar de Mármara, na Turquia. Estimativas oficiais indicam que cerca de 17 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

1998:

A onda gigante que invadiu a costa norte de Papua Nova Guiné, no oeste da Oceania, mudou o cenário da região e causou a morte de cerca de 3 mil pessoas.

Fonte: ZH

Onda gigante devastou cidades no Japão

O número de mortos já chegou a 300 de acordo com o último boletim as 11h e 21min.

Fotos da desvastação causada pelo tsunami
















Tsunamis podem atingir América do Sul

O forte tremor que atingiu o Japão gerou um tsunami que avança pelo Oceano Pacífico e pode atingir a costa da América do Sul.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que integra a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional, dos Estados Unidos, divulgou um alerta dizendo que a gigantesca onda pode chegar ao Chile, ao Equador, à Colômbia e ao Peru.

Segundo o alerta emitido pelo centro, o tsunami ameaça ainda países vizinhos ao Japão, como Filipinas, Japão e Rússia, e países das Américas com costas no Oceano Pacífico, como México, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras.

Representantes do governo da Rússia nas Ilhas de Sakhalin, no extremo leste do país, promoveram a retirada de cerca de 11 mil moradores na região costeira, antecipando a chegada do tsunami que promoveu destruição no Japão.

Autoridades das Filipinas ordenaram a evacuação de comunidades na região costeira ao leste do país. No Japão, usinas nucleares e refinarias de petróleo foram fechadas devido a temores que elas poderiam ser atingidas.

Terremoto e Tsunami no Japão

Tremor no Japão foi o 7º pior da história mundial, diz centro nos EUA



Refinaria em chamas
O tsunami foi gerado pelo tremor de magnitude 8,8 que eclodiu a 400km da costa do Japão, a uma profundidade de 32 km. A gigantesca onda atingiu o Japão, causando grande destruição.  ( Fonte: Terra )


forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira (11), seguido por um enorme tsunami, foi o sétimo pior terremoto da história mundial, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS), agência que monitora e estuda tremores. Pelo menos 32 pessoas morreram, segundo a imprensa local.

De acordo com o USGS, o tremor ocorreu às 14h46 (02h46 no horário de Brasília). O epicentro foi no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.
Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) no Oceano Pacífico, que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados. Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros. ( Fonte: G1)

                                                                  O EPICENTRO


sexta-feira, 4 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Fevereiro com temperaturas abaixo da média no planeta

A cada dia que passa fica mais difícil para os alarmistas conseguirem sustentar a farsa do Aquecimento
Global. O inverno no Hemifério Norte foi devastador, com temperaturas negativas recordes e nevascas históricas, nosso inverno também teve por aqui nevascas nunca vistas.

Hoje saíram as médias de fevereiro : A Temperatura global ficou 0,02C abaixo da média em fevereiro, segundo medições po satélite divulgadas pela Universidade do Alabama.
Foi o segundo fevereiro mais frio na Terra nos últimos dez anos, atrás apenas de 2008.

No mundo, Chicago (EUA) teve o fevereiro com mais neve até hoje. Foram 72,9 centímetros, batendo o recorde anterior de 1896. O México foi atingido no começo do mês pela pior onda de frio desde 1957 e que trouxe marcas espantosas de até 27ºC negativos de sensação no estado de Chihuahua.

Vejam os Jornais: