Março terá frio record desde 1990


Nos primeiros 10 dias de março, os sensacionalistas publicaram nos  jornais de maior circulação no estado do Rio Grande do Sul, manchetes como " Março mais quente dos últimos 70 anos no RS", fazendo referencias ao aquecimento Global.

Uma amiga compartilhou no Facebook uma manchete que fazia referencia as maiores médias de temperatura para março. Eu respondi a ela que pensava da seguinte forma, como eles poderiam afirmar que este é o março mais quente dos últimos anos com a amostragem dos primeiros 10 dias do mês?

Eles poderiam afirmar que se as temperaturas se mantivessem naqueles patamares seria o março mais quente das últimas décadas.

Os dias foram passando e as temperaturas foram caindo, as médias despencaram.

Para a última semana do mês está previsto um frio histórico, com temperaturas próximas a 0°C no RS.

Site ZH, dia 26/03/12:

Terça-feira deve ter temperatura de 8°C no amanhecer na Campanha

A massa de ar polar que deve derrubar a temperatura nesta semana no Rio Grande começa a provocar efeitos nesta terça-feira. O dia terá amanhecer frio nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, com mínimas na faixa dos 10°C.

Em Bagé, as primeiras horas da manhã devem ter temperatura de 8°C. Em municípios como Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santana do Livramento, os termômetros devem marcar entre 10°C e 12°C, conforme a meteorologista Estael Sias. Nestas regiões, o tempo limpa ainda na noite desta segunda.

Nos demais pontos do Estado, como na Metade Norte, na Serra e na Região Metropolitana, a terça ainda começa chuva, como a registrada na tarde desta segunda — em alguns pontos fraca e em outros com volume mais significativo. Não está descartada o risco de temporais isolados. No entanto, ao longo do dia, o tempo limpa. À noite, o frio deve atingir a maior parte do Rio Grande do Sul, porém com menos intensidade do que na quarta-feira.

— O alerta para uma mudança radical, com previsão de frio intenso, é na quarta-feira — declara Estael.

A previsão é de 0° C na quarta nos Campos de Cima da Serra, com possibilidade de geada. Em Porto Alegre, a mínima nestes dias deve fica abaixo dos 10°C — fenômeno não registrado em um mês de março desde 1990, quando os termômetros marcaram 9,6°C.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Cerveja reduz estresse