Após Terremoto no Chile, luzes são vistas no céu.


Ontem vi um tweet da Metsul, relatando que o povo da localidade mais atingida pelo terremoto havia narrado a aparição de luzes no céu após o cismo. O Tweet me chamou a atenção, eu nunca tinha lido nada nesse sentido.



Esse fato já teria ocorrido em outros terremotos de grande magnitude como este.

A própria Metsul indicou a leitura de um estudo que procura explicar o fenômeno, vou repassar aqui.

Talvez notem algum erro de concordância, pois o site foi traduzido pelo aplicativo do Google.



Os cientistas demonstraram recentemente que luzes estranhas, tais como aqueles descritos como "orbes brilhantes," de fato apareceu diante de grandes terremotos, por exemplo, no Japão e L'Aquila , na Itália. Mas como?
Cientistas americanos propõem uma nova teoria: Mudando camadas de solo poderia criar enormes cargas eletrostáticas que viajam para a superfície, dando luz.
"Demos um recipiente tupperware cheio de farinha, derrubado frente e para trás até que rachaduras apareceram, e produziu 200 volts de carga", disse o pesquisador da Universidade Rutgers Troy Shinbrot. "Não existe um mecanismo que eu sei que pode explicar isso. Parece ser nova física". Eles repetiram o experimento com outros materiais granulares (como as de solo) e obteve os mesmos resultados. Shinbrot explicou em um e-mail que, embora ele produziu tensões elevadas, não havia "nenhuma corrente para falar, por isso não há poder de ser obtido."
Os dados que mostram a produção de cargas tem sido demonstrado por laboratórios em Rutgers, NC State e Penn State, disse Shinbrot Popular Science . Mas se é ou não produz luzes do terremoto é ainda incerto. A equipe, que inclui pesquisadores das três escolas, apresentaram suas conclusões  na American Physical Society reunião em Denver.
Existem várias outras teorias sobre o que cria essas luzes.  Em 2003, o pesquisadorFriedemann Freund propôs que as luzes foram produzidos por campos elétricos desencadeados pelo esmagamento e torção de pedras. Outra teoria proposta em 1982 sugere que as luzes podem ser criados por meio de aquecimento por fricção em falhas. Um artigo recente no sismológicos Research Letters  constatou que  63 dos 65 vezes maior do que luzes do terremoto foram relatados nos últimos dois séculos, as falhas verticais causou os tremores.Isso pode ajudar a explicar todas as teorias, dependendo de como se interpreta, mas sugere que este alinhamento promove luzes pré-terremoto, o que pode potencialmente ser usado algum dia como um sistema de alerta precoce. 
BBC ]

Fonte : BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Cerveja reduz estresse