Possível tornado atingiu Nova Santa Rita

O temporal que atingiu a faixa leste do estado nesta segunda feira, segundo a METSUL, talvez tenha trazido consigo um tornado que atingiu o município de Nova Santa Rita.

"Dezenas de postes caíram, algumas construções sofreram colapso estrutural e lavouras tiveram perdas. Parte de um silo ficou amassada com a intensidade do vento e algumas construções desabaram na zona rural (fotos abaixo de Claiton Dornelles do Diário de Canoas). Segundo a reportagem do Diário de Canoas, telhas arremessadas pelo vento chegaram a atingir veículos transitando pela BR-386 (Tabaí-Canoas) na hora do temporal."

Vejam as fotos:




As suspeitas foram reforçadas pelo mapeamento dos danos e depoimentos de moradores e autoridades. Com o apoio dos jornalistas do Diário de Canoas, que passaram toda a terça-feira percorrendo Nova Santa Rita, foi possível identificar os locais que tiveram danos no município (pontos vermelhos), tornado evidente que eles se deram numa faixa delimitada do terreno.


Assumindo (a possibilidade) que um tornado realmente tenha atravessado por Nova Santa Rita, a análise dos danos sugere uma intensidade F1 na Escala de Fujita dos tornados, que vai até 5, significando que partes do município podem ter sido afetadas por vento entre 117 km/h e 180 km/h, possivelmente no limite inferior deste intervalo.

O temporal em Nova Santa Rita foi resultado do avanço pela costa de uma frente fria. Com a atmosfera aquecida na região, houve a formação de células isoladas de tempestade. Houve registro de granizo entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem ainda em Iraí, São Leopoldo, Capão da Canoa, Ijuí, Entre-Ijuís, Alegria, Santa Rosa, Eugênio de Castro, Soledade, Santo Ângelo, Santo Augusto, Santa Rosa, Fontoura Xavier, Vacaria, Ipê, Vista Alegre, Caiçara, Viamão, Bom Jesus, Chiapetta, Antônio Prado e Ausentes, dentre outros municípios. Em Soledade, a quantidade de granizo que caiu em partes da BR-386 que o gelo ficou acumulado durante boa parte do dia de ontem, tendo que ser removido pela concessionária da rodovia (foto da Coagrisol).


Fonte: METSUL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado