Rio Tramandaí está totalmente assoreado

No domingo de Carnaval fui pescar de barco com uns amigos no Rio Tramandaí. Quando peguei o remo tive uma surpresa, o remo trancou na areia, medi a altura da água, não deu 0,5m. É um crime, um rio rico em peixes como esse está reduzindo sua fauna e flora devido a essa situação. O desmatamento e a erosão, construções irregulares na margem estão entre os motivos. É urgente uma dragagem.

As autoridades locais apresentaram um documento que solicita urgência para o desassoreamento do Rio Tramandaí. A comitiva também relatou que são comuns as reclamações sobre a falta de pescado causada pela pouca profundidade e perturbação por ruídos provocados pelas embarcações no local, que é ponto de migração de espécies. “Essa situação tem dificultado o sustento das 450 famílias que vivem na região, a maioria dependentes do rio para sobrevivência”, alertou Uiraçu, para quem o desassoreamento do canal do Rio Tramandaí deverá promover o desenvolvimento do turismo regional. “Em torno da área dessassoreada podem ser exploradas atividades como ecoturismo, navegação e comércio de produtos da pesca”, sugere.

Segundo o secretário, a prefeitura de Imbé pretende promover a mobilização dos demais municípios que fazem parte da bacia hidrográfica para prestar o apoio necessário ao Governo do Estado na obra.

- O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) sobre o aprofundamento do canal do Rio Tramandaí já apontou como parcialmente viável a execução da obra. Está em jogo não só a sobrevivência de centenas de famílias, como também do ecossistema, além do desenvolvimento econômico do município”, lembrou Carlos Gomes, que deverá levar a reivindicação de Imbé à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

Uma reunião será realizada na segunda-feira (04), na SPH, em Porto Alegre, com o diretor Vanderlan Vasconselos, contando também com a presença do prefeito Darcy Luciano Dias e de representantes dos pescadores
 
Fonte: Jornal Dimensão



A barra de Imbé, local onde o Rio Tramandai se encontra com o Mar é um dois locais mais lindos do estado em minha opinião.

Vejam outras postagens que fiz sobre a Barra de Imbé:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado