sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reciclagem do Papel na Escola

A Escola Divina Providência, onde trabalho em Capão da Canoa, está dando uma aula de consciência ecológica aos seus alunos.

Entre outras atitudes da escola, uma delas é a coleta de papel que está sendo feita em todas as salas de aula.


No lugar do lixo, os alunos colocam seus papéis, que não tem mais nenhuma utilização nesta caixa, localizada na mesa do professor.


Após isso a professora Marcela, que trabalha com Ed. Artísitica, recolhe os papéis. Ai começa o trabalho feito pelos alunos. O papel é picado nos menores pedaços possíveis.



Feito isto, os papéis são batidos no liquidificador com os ingredientes e corante.

A pasta resultante é colocada em bacias.



Essa pasta é colocada em telas para escorrer toda a água. Depois de todo o escoamento possível de liquido a massa resultante é virada, da tela para uma folha de jornal, onde ocorre  a absorção da água que ainda permanece.





Esse trabalho, mais do que o discutível valor ecológico da reciclagem do papel, tem o valor educativo, pois os alunos passam a perceber que é possível reaproveitar os materiais antes considerados apenas lixo.

O papel será utilizado para confeccionar cartões,  convites para eventos da escola, entre outros. 

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os 50 anos da 1ª viagem espacial

Em 12 de abril de 1961, a redonda e apertada cápsula Vostok subiu a 320 quilômetros de altitude com o cosmonauta em seu interior. Depois de 108 minutos, ele estava de volta à Terra. Foi pouco tempo, mas o suficiente para mudar a história da Humanidade.




O feito detonou a corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos. O embate durou décadas, culminando com o pouso da americana Apollo 11 na Lua. Então a União Soviética se esfacelou e suas ambições estelares se estagnaram.

— Gagarin venceu a última fronteira. Essa missão nos legou a certeza de que poderíamos chegar a outros mundos, habitá-los e colonizá-los, e disparou o que seria a maior competição entre potências mundiais, a corrida espacial, que redesenhou as telecomunicações, a ciência aeroespacial e a tecnologia de ponta em várias áreas do conhecimento — destacou a médica espacial Thais Russomano, que fez treinamento na Agência Espacial Europeia e coordena o Centro de Microgravidade da PUCRS.

Fonte: ZH

A NAVE



O VOSTOK-1

Peso: 4,7 toneladas
Comprimento: 4,4m
A cápsula


O lançamento

A VIAGEM


Duração: 108 min
Tempo no espaço: 89 min
velocidade: 27.400 km/h
Altura: 327 km


O HOMEM

Yuri Gagarin


                                                                  Cosmonauta da URSS

                                                                  Nacionalidade soviético

                                                                  Nascimento 9 de março de 1934

                                                                  Klushino, RSFS da Rússia

                                                                  União Soviética

                                                                  Morte 27 de março de 1968 (34 anos)

                                                                  Kirjatch, União Soviética

                                                                  Patente militar tenente sênior

                                                                  Missões Vostok I

                                                                  Aposentadoria 1961


Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado.


Para comemorar os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço, foi lançado o filme First Orbit. O projeto criou um filme que mistura imagens atuais com os áudios do que Yuri Gagarin presenciou há meio século. O longa foi feito pelo astronauta Paolo Nespoli em parceria com o diretor Christopher Riley. Para concretizar o projeto, eles contaram com a colaboração da Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Internacional.
As imagens atuais e a gravação histórica da órbita de Gagarin ganharam uma atmosfera grandiosa com a trilha sonora original criada especialmente para o filme por Philip Sheppard. O longa com pouco mais de uma hora e meia foi lançado mundialmente nesta terça-feira, no Youtube.


Veja o trailer:






domingo, 10 de abril de 2011

Março mais frio do planeta nos últimos 10 anos

O março mais frio do planeta nos últimos 10 anos confirma a tendência de Resfriamento Global e coloca ainda mais em xeque a Fraude do Aquecimento Global.


Fonte: METSUL


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rio Tramandaí está totalmente assoreado

No domingo de Carnaval fui pescar de barco com uns amigos no Rio Tramandaí. Quando peguei o remo tive uma surpresa, o remo trancou na areia, medi a altura da água, não deu 0,5m. É um crime, um rio rico em peixes como esse está reduzindo sua fauna e flora devido a essa situação. O desmatamento e a erosão, construções irregulares na margem estão entre os motivos. É urgente uma dragagem.

As autoridades locais apresentaram um documento que solicita urgência para o desassoreamento do Rio Tramandaí. A comitiva também relatou que são comuns as reclamações sobre a falta de pescado causada pela pouca profundidade e perturbação por ruídos provocados pelas embarcações no local, que é ponto de migração de espécies. “Essa situação tem dificultado o sustento das 450 famílias que vivem na região, a maioria dependentes do rio para sobrevivência”, alertou Uiraçu, para quem o desassoreamento do canal do Rio Tramandaí deverá promover o desenvolvimento do turismo regional. “Em torno da área dessassoreada podem ser exploradas atividades como ecoturismo, navegação e comércio de produtos da pesca”, sugere.

Segundo o secretário, a prefeitura de Imbé pretende promover a mobilização dos demais municípios que fazem parte da bacia hidrográfica para prestar o apoio necessário ao Governo do Estado na obra.

- O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) sobre o aprofundamento do canal do Rio Tramandaí já apontou como parcialmente viável a execução da obra. Está em jogo não só a sobrevivência de centenas de famílias, como também do ecossistema, além do desenvolvimento econômico do município”, lembrou Carlos Gomes, que deverá levar a reivindicação de Imbé à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

Uma reunião será realizada na segunda-feira (04), na SPH, em Porto Alegre, com o diretor Vanderlan Vasconselos, contando também com a presença do prefeito Darcy Luciano Dias e de representantes dos pescadores
 
Fonte: Jornal Dimensão



A barra de Imbé, local onde o Rio Tramandai se encontra com o Mar é um dois locais mais lindos do estado em minha opinião.

Vejam outras postagens que fiz sobre a Barra de Imbé:




quarta-feira, 6 de abril de 2011

Possível tornado atingiu Nova Santa Rita

O temporal que atingiu a faixa leste do estado nesta segunda feira, segundo a METSUL, talvez tenha trazido consigo um tornado que atingiu o município de Nova Santa Rita.

"Dezenas de postes caíram, algumas construções sofreram colapso estrutural e lavouras tiveram perdas. Parte de um silo ficou amassada com a intensidade do vento e algumas construções desabaram na zona rural (fotos abaixo de Claiton Dornelles do Diário de Canoas). Segundo a reportagem do Diário de Canoas, telhas arremessadas pelo vento chegaram a atingir veículos transitando pela BR-386 (Tabaí-Canoas) na hora do temporal."

Vejam as fotos:




As suspeitas foram reforçadas pelo mapeamento dos danos e depoimentos de moradores e autoridades. Com o apoio dos jornalistas do Diário de Canoas, que passaram toda a terça-feira percorrendo Nova Santa Rita, foi possível identificar os locais que tiveram danos no município (pontos vermelhos), tornado evidente que eles se deram numa faixa delimitada do terreno.


Assumindo (a possibilidade) que um tornado realmente tenha atravessado por Nova Santa Rita, a análise dos danos sugere uma intensidade F1 na Escala de Fujita dos tornados, que vai até 5, significando que partes do município podem ter sido afetadas por vento entre 117 km/h e 180 km/h, possivelmente no limite inferior deste intervalo.

O temporal em Nova Santa Rita foi resultado do avanço pela costa de uma frente fria. Com a atmosfera aquecida na região, houve a formação de células isoladas de tempestade. Houve registro de granizo entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem ainda em Iraí, São Leopoldo, Capão da Canoa, Ijuí, Entre-Ijuís, Alegria, Santa Rosa, Eugênio de Castro, Soledade, Santo Ângelo, Santo Augusto, Santa Rosa, Fontoura Xavier, Vacaria, Ipê, Vista Alegre, Caiçara, Viamão, Bom Jesus, Chiapetta, Antônio Prado e Ausentes, dentre outros municípios. Em Soledade, a quantidade de granizo que caiu em partes da BR-386 que o gelo ficou acumulado durante boa parte do dia de ontem, tendo que ser removido pela concessionária da rodovia (foto da Coagrisol).


Fonte: METSUL

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tempestade de Raios e Granizo na Grande POA e Litoral

Eram muitos raios esta noite aqui em Imbé, o vizual assustava. Os clarões eram na direção do morro de Osório. Mas quando veio a chuva foi fraca. No twitter  foi uma enchurrada de mensagens dos meus alunos em Capão da Canoa, relatando que foi uma chuva torrencial com muito granizo. Segundo eles, o gelo se acumulou nas ruas da cidade, amanhã vão levar suas fotos e filmagens para aula e estarei postando aqui. Por enquanto ai vão algumas fotos que coletei da tempestade.

Porto Alegre
A chuva que iniciou por volta das 20h na região Metropolitana de Porto Alegre deixa sem energia elétrica 24,5 mil consumidores na Capital e Região Metropolitana. De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), houve problemas em cinco alimentadores de média tensão. Equipes da empresa já trabalham para tentar restabelecer o serviço, mas ainda não há previsão da retomada da eletricidade.


Granizo em São Leopoldo
Novo hamburgo

Porto Alegre










E eu não havia escutado nada na previsão do tempo, escutei as previsões na Rádio Gaucha durante parte do dia e não haviam falado nada sobre o fenômeno. Não estou criticando a meteorologia, acho ótimo o trabalho dos meteorologistas da RBS, mas dessa vêz escutei nada sobre o temporal.