quinta-feira, 30 de junho de 2011

Frio histórico no Brasil



Esse blog tem acessos em vários países. Fora do Brasil, somos conhecidos como um país tropical, onde faz calor o ano inteiro. Não se imagina que neva no Brasil.

Imaginem que esta semana as temperaturas foram negativas em pelo menos seis estados Brasileiros, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.  e em quatro deles foram inferiores a 5ºC abaixo de zero.

No Rio Grande do Sul as temperaturas registradas na terça foram as seguintes:

Cambará do Sul -6,2ºC

 Dom Pedrito 0,8ºC


Santa Rosa -4,9ºC
Vacaria -4,5ºC
São José dos Ausentes -4,0ºC

Alegrete 1,2ºC

Bom Jesus -3,8ºC

Irai 1,6ºC

Lagoa Vermelha -3,2ºC

São Leopoldo 2,0ºC

Canela (Caracol) -2,7ºC

 Livramento 2,0ºC

Frederico Westphalen -2,6ºC

São Luiz Gonzaga 2,1ºC

Farroupilha -2,4ºC

Bagé 2,2ºC

São Marcos -2,4ºC
Ibirubá -2,2ºC

 Porto Alegre 2,7ºC

Passo Fundo -2,0ºC
Erechim -1,8ºC 

Cruz Alta -1,6ºC

Torres 3,6ºC

Quaraí -1,0ºC

Bento Gonçalves -1,0ºC S

Soledade -0,8ºC
Palmeira das Missões 0,0ºC
São Gabriel 0,0ºC
Uruguaiana 0,2ºC 

Santo Augusto 0,7ºC

 Tramandaí 8,3ºC

Fonte : METSUL

terça-feira, 28 de junho de 2011

Algumas imagens do inverno congelante em tempos de aquecimento global

Em tempos de aquecimento global nosso inverno 2011, já mostra que, como o de 2010, vem para desmentir a farsa.

Já no seu início nos proporcionou temperaturas extremamente baixas e belas imagens.

Veja as fotos:
São Joaquim - SC

Santa Catarina
















segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vento detona a estrutura da Festa do Peixe em Tramandaí




Os fortes ventos registrados em Tramandaí, desde o início da noite de domingo, ocasionaram a destruição de pavilhões de estrutura metálica com cobertura de lona do Centro Municipal de Eventos de Tramandaí, local onde acontece a Festa Nacional do Peixe. Parte das aulas da rede municipal e estadual foi cancelada por precaução nesta segunda-feira, segundo a prefeitura.

O vento derrubou a sensação térmica no litoral, segundo alguns sites ficou em torno de -6ºC esta madrugada.







Imagem de satélite do ciclone que provocou o vendaval

O cliclone extratropical que está na costa gaúcha vem provocando esse vento insistente, que baixa em muitos graus a sensação térmica, principalmente aqui no litoral.

Imagem do INPE




Frio extremo no RS

        

Já nevou em vários municípios gaúchos e catarinenses, a frente fria associada ao vento produzido pelo ciclone extra tropical que está na costa gaúcha derrubam as temperaturas e mais ainda a sensação térmica, hoje pela manhã aqui em Imbé e Tramandaí, a temperatura era de 2ºC e a sensação térmica de - 9ºC.



São José dos Ausentes

Daqui a alguns meses, no verão, todos esquecem e voltarei a ouvir a frase comum: "Não faz mais frio como antigamente"



Apesar da ocorrência de neve em Porto Alegre estar praticamente descartada, a sensação térmica na Capital chegou a -6,5ºC na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, conforme a Somar Meteorologia. Por volta das 4h30min, o registro na Zona Norte contrasta com a estação meteorológica do Inmet do bairro Jardim Botânico, que tem sensação de 0,5ºC

Quem quizer relembrar a nevada histórica do inverno do ano passado pode acessar:




domingo, 26 de junho de 2011

A Neve chegou no Sul



A neve cai  em Urubici/SC,desde as 17h30min, segundo a base da Aeronáutica na região, e já há acúmulo de gelo. A tempertura no local, às 21h10min, é de -9ºC.

Em Cruzeiro, interior de São Joaquim, a neve já se acumula pelo chão. A temperatura na região, às 21h14, é de -0,4ºC, com sensação térmica de -10.2ºC, segundo o site da Climaterra. A região teve outros dois registros de neve na tarde deste domingo, mas o fenômeno aconteceu por pouco tempo.


Possibilidade de neve no RS


Regiões com possibilidade de neve amanhã

Nos últimos invernos a neve tem aparecido constantemente, parece que em 2011, o fenômeno vai se mostrar logo no início.

Segundo a METSUL:

As mínimas no Estado ficam próximas de zero ou negativas na maioria das regiões do Estado entre hoje e quarta-feira. As mínimas mais baixas, de forma generalizada, devem ocorrer terça e quarta com menor nebulosidade e vento mais calmo. Podem ser anotadas marcas negativas na Campanha, Oeste, Centro, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Serra, Planalto, Missões, Aparados, Grande Porto Alegre e região dos vales. As mínimas vão ficar perto de 0ºC no Sul, Porto Alegre e alguns pontos do Litoral.

Nos Aparados pode fazer entre 4ºC e 6ºC abaixo de zero. Na Grande Porto Alegre entre -1ºC e 1ºC. Já em Porto Alegre, os termômetros devem indicar entre 1ºC e 3ºC com até 0ºC em algum ponto da Capital. No Planalto Sul Catarinense, os termômetros podem marcas de 7ºC a 9ºC abaixo de zero, ocasionalmente marcas ao redor de 10ºC negativos na área de Urupema. Temperatura abaixo de zero é esperada também em pontos do Sul e do Oeste do Paraná, assim como na região de Curitiba, onde vai esfriar muito também, sobretudo na madrugada de terça. A temperatura despenca também em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, onde Campo Grande e São Paulo devem ter marcas de um dígito.

Espera-se geada generalizada nesta primeira metade da semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mesmo em alguns pontos de Porto Alegre e do Litoral, e em grande parte do Paraná. A geada em alguns pontos deve ser forte a severa, sobretudo nos locais de maior altitude, onde haverá também congelamento (risco de formação de gelo na pista em rodovias de Serra) com possíveis danos à rede de água. O frio extremo deve resultar em prejuízos para a agricultura e deve agravar ainda mais a já dramática situação das emergências dos hospitais por conta do aumento dos casos de doenças respiratórias.

Autor: Eugenio Hackbart


Veja imagens da neve no inverno 2010:

http://betoorcy.blogspot.com/2010/08/fotos-do-espetaculo-da-nevada-historica.html

http://betoorcy.blogspot.com/2010/08/mais-imagens-da-neve-no-rs.html

sábado, 25 de junho de 2011

O Inverno 2011 vai se mostrar

Previsão do INPE para Gravataí



Criou-se um lugar comum, imposto pela mídia: " não faz mais frio como antigamente", mesmo os termômetros provando o contrário.

Hoje fica fácil, ar condicionado, aquecedores, máquina de lavar, roupas adequadas, carros para se deslocar ao trabalho.

Antes um percentual pequeno tinha acesso ao conforto que já existia.

Ir para a escola caminhando de conga na geada, lavar a roupa no tanque, sem ar condicionado, nem aquecedores, claro que "parecia mais frio".

Nosso povo não tem memória, no inverno de 2010,  ocorreram as maiores nevascas que se tem notícia no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quem não lembra pode conferir no linck : http://betoorcy.blogspot.com/search/label/Inverno%202010

Acompanhei todo o inverno do ano passado aqui no blog. Confira imagens lindas e impressionantes nas postagens.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A neve do Aquecimento Global




A neve é uma chatice para os defensores do Aquecimento Global! Aqui há uns anos, os cientistas diziam que a neve ia desaparecer de Snowdon, uma das montanhas mais elevadas do Reino Unido. Agora, cai lá em meados de Junho? Mais abaixo, na Namíbia, onde apesar de tudo está a terminar o Outono, a neve foi igualmente uma surpresa! Nos Estados Unidos, a camada de neve acumulada nas partes mais altas da Califórnia ameaça não derreter... Até no Hawaii voltou a nevar em Junho. Nada de extraordinário, excepto no facto de que já não acontecia há umas dezenas de anos...
Entretanto, a campanha de esqui já começou no hemisfério sul há umas semanas, enquanto no hemisfério norte dura, e dura, e dura! Na Gronelândia, as populações passam fome porque os navios de abastecimento não chegam lá... E mais acima, onde se diz que o gelo está a desaparecer, os aventureiros que se metem com a Mãe Natureza, mal sobrevivem para contar a história!
Fonte: Blog Parceiro: ECOTRETAS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Imagens do Clima

Eu considero os dias chuvosos, com nuvens carregadas tão lindos quanto os de sol e céu aberto. Por isso, para contrastar com as fotos do lixo na cidade, que publiquei no post anterior ( http://betoorcy.blogspot.com/2011/06/lixo-no-litoral.html ), ai vão belas imagens do clima em Capão da Canoa esta semana.










Depois da tempestade - A Bonanza


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lixo no litoral



Sou natural de Gravatai, onde trabalhei 14 anos como professor, em 2002 me mudei para Santa Catarina afim de realizar um sonho antigo de morar no litoral deste estado. Fiquei por 6 anos em SC.

A saudade me fez voltar para o RS, regressei à Gravatai, mas não consegui morar longe do mar e resolvi vir para o litoral. Hoje moro em Imbé, trabalho em Capão da Canoa e estou muito feliz aqui, exceto pelo fato de que, a cada rua, praça, calçada que meu olhar se dirige encontro lixo acumulado por todos os lados.

São papéis, sacolas plásticas, madeiras, resto de entulho, colchões, sofás,  tudo exposto nas ruas, principalmente do lado leste da Av. Paraguassú, são cenas deprimentes.


Pior de tudo; me parece que a população que vive ao redor desse lixo, parece nem se importar. E não vejo nem uma campanha do poder público para mudar essa realidade.


Quando chove esse lixo todo é arrastado para os bueiros e arroios, que já são chamados por todos de valões e tudo alaga. Ai não adianta colocar a culpa no aquecimento global e mudanças climáticas.

Farei uma série de postagens com este assunto, para utilizar essa ferramenta e quem sabe alertar alguém que tenha poder para intervir nessa situação calamitosa.

Minha parte procuro fazer em sala de aula, trabalhando assunto de meio ambiente com meus alunos, como já relatei em postagens anteriores.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desenhos em Sala de aula II

Eu tenho me aventurado em fazer desenhos em sala de aula. Antes tinha receio, pois sou péssimo desenhista. Mas ultimamente tenho arriscado alguns desenhos e vou melhorando a cada dia.

Vale a pena, pois a medida que o desenho vai saindo, me utilizo dele para explicar partes de sistemas, animais .....

Os resultados:




Desenhos em sala de aula

Com o passar do tempo a experiência me levou a valorizar algumas atitudes em sala de aula, que antes me pareciam sem importância.

Uma delas é o desenho, tanto o que o professor faz no quadro, como o que pede para os alunos confeccionarem em sala de aula.

Esse tipo de tarefa atinge em cheio a memória, pois o aluno vai formar de acordo com sua imagem mental, o corpo dos animais, os órgãos, as plantas, a célula ou qualquer outro item de ensino da ciência e biologia.

Por exemplo, na sexta série estamos estudando os artrópodes, poderia apenas ter projetado imagens, mostrado em livros, isso pode e deve ser feito, mas fazê-los desenhar, além de divertí-los, produz um bom aprendizado.


6ª série Instituto de Educação Divina Providência




terça-feira, 7 de junho de 2011

Meio Ambiente na Escola

Na escola Divina Providência O Tema que estamos trabalhando é o Meio Ambiente, sugeri aos alunos um trabalho no qual eles teriam que ir ao campo. Fotografar as agressões ambientais no local onde residem.

Foram propostos grupos que trataram dos seguintes assuntos:
- Água
- Saneamento Básico
- Desmatamento
- Dunas
- Lixo

Os resultados foram surpreendentes, pois não se imaginava que a região ia proporcionar tanto material para estudo, infelizmente...

Os alunos nunca mais vão olhar para o lixo acumulado nas ruas da cidade com os mesmos olhos.

Algumas fotos das apresentações







Quando os alunos vão pesquisar no campo, não apenas em livros e Internet o aprendizado e a conscientização é muito maior, em minha opinião.

Em próximas postagens estarei mostrando outras fotos e publicando alguns trabalhos.