Fóssil de Anfíbio mais antigo que os dinossauros encontrado no RS

Fóssil de um animal que viveu aqui no RS a 260 milhões de anos foi encontrado em São Gabriel. O Rio Grande do Sul é uma região muito rica em fósseis.

Esse animal teria vivido aqui e na Rússia, essa migração foi possível, pois a terra nessa época tinha um único continente.

                                   
Konzhukovia sangabrielensis




O animal era um predador que poderia atingir até 3 metros de comprimento e teria vivido na região há aproximadamente 260 milhões de anos.
O crânio do anfíbio foi achado em 2008 por um grupo de pesquisadores liderado pelo professor Sérgio Dias da Silva, na época da Unipampa (Universidade Federal do Pampa). Após pesquisas da universidade juntamente com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e USP (Universidade de São Paulo), ficou comprovado que se tratava de uma nova espécie de um gênero anteriormente encontrado apenas na Rússia.
O animal pertence aos temnospôndilos, um grupo de anfíbios primitivos que tinha a forma semelhante a uma salamandra e que pode ter dado origem aos anfíbios atuais. O fóssil foi encontrado em um afloramento rochoso de idade permiana, o que equivale a um intervalo de aproximadamente entre 252 a 270 milhões anos atrás.
A existência de um mesmo gênero no Permiano do Brasil e da Rússia reforça a ideia de que nesta idade havia um "corredor biológico" que possibilitava o intercâmbio de espécies no supercontinente Pangeia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Cerveja reduz estresse