terça-feira, 10 de abril de 2012

Presidenta Dilma Rousseff: "Energia Eólica é fantasia". - Concordo com ela.

Fiquei com orgulho ao ver a presidenta do Brasil se referir com tanta coragem ao assunto sobre plataformas energéticas no Brasil.

Ela disse que devemos cuidar dos rios e fortalecer nossas hidrelétricas, pois a energia eólica não dará conta das nossas necessidades energéticas.


A presidenta disse que no Rio + 20 não terá espaço para discutir fantasias.

Palavras de Dilma:

Porque ninguém numa Conferência dessas também aceita, me desculpem, discutir a fantasia. Ela não tem espaço, a fantasia. Eu não estou falando da utopia, essa daí pode ter, eu estou falando da fantasia. Eu tenho que explicar para as pessoas como é que elas vão comer, como é que elas vão ter acesso à água, como é que elas vão ter acesso à energia. Eu não posso falar: “olha é possível só com eólica de iluminar o planeta”. Não é. Só com solar, de maneira alguma. Por isso, que tem de ter base científica a nossa discussão.



É tecnicamente, para que isso ocorra, porque eu já estive na Espanha num momento em que fazia oito meses que a eólica não funcionava porque não tinha vento. E não tem como estocar vento, não é? Não tem como. Não, nós estocamos água. A grande coisa que o Brasil fez foi estocar água, porque hidrelétrica, também, a água passou, acabou. Nós estocamos água. A água era a forma de a gente controlar a produção de energia com base na hidreletricidade. Como não tem como estocar vento, tem de ventar para ter eólica. Há que ventar. E o vento, não sei se vocês sabem, não venta igual 24 horas por dia, nem os 365 dias do ano. Eu estou falando isso porque eu já medi vento, viu? Eu medi vento no Rio Grande do Sul. Eu sei o que significa medir vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário