sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Destiladores com Material Reciclado

Com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola 9 de Maio em Imbé-RS, fiz o seguinte projeto:

A proposta é que os alunos façam em grupos destiladores projetados e construídos com material de sucata.
Os materiais utilizados foram de livre escolha, bem como as substâncias que serão destiladas.

Os resultados estão sendo acima do esperado:


O destilador acima foi feito com uma panela de pressão adaptada com uma borracha acoplada ao bico de saída do vapor, o cano de cobre daria conta da condensação. Houve um vazamento de vapor na vedação da tampa, vamos repetir esse projeto e tentar corrigi-lo, pois a ideia é ótima.



Este destilador foi feito com uma cafeteira antiga, uma borracha foi adaptada na saída do vapor, ótima ideia, mas houve vazamento na borracha, vamos repeti-lo.





Este destilador foi feito com um Erlenmeyer a vedação foi feita com uma borracha de balão, entrando a mangueira pelo espaço onde se assopra para enchê-lo, o condensador foi feito com uma garrafa pet, com gelo. A substância destilada foi vinho, a experiência foi um sucesso, obtivemos álcool puro e água separados do vinho.



Estes alunos fizeram o mesmo destilador, porém foi destilada água+sal. A água foi separada integralmente e o sal ficou no Erlenmeyer, um sucesso também a experiência.

2 comentários:

  1. Estou querendo comprar uma panela destiladora para usar em casa. Quem souber onde comprar me avise por favor em facebook.com/jorgearamuni

    ResponderExcluir
  2. Muito bons todos os trabalhos, pelo visto a funcionalidade é a mesma!!! Parabéns aos alunos pela criatividade!

    ResponderExcluir