20 de setembro


Hoje é feriado aqui no Rio Grande do Sul, dia do Gaúcho.

O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul. 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos.


Data transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996, que estendeu a mesma possibilidade a todos os Estados, o 20 de setembro é uma data que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho!





Passamos a semana toda mobilizados nas escolas, comemorando a semana farroupilha que culmina hoje no 20 de setembro, data do término da revolução farroupilha, insurreição do estado contra o império.

Permitimos o chimarrão durante as aulas, vai ser difícil tirar dos alunos esse hábito daqui para diante.

Fomos com os alunos na ronda da chama crioula.

Fizemos almoço de carreteiro.

O fenômeno que me chamou muito a atenção na escola esta semana foi um fato ocorrido no hasteamento das bandeiras do Brasil e do RS, durante a execução dos hinos.

Quando executado o hino Brasileiro, os alunos cantavam normalmente, mas quando iniciava a execução do Hino Riograndense, os alunos gritavam com orgulho a letra, abafando inclusive o som emitido pelas caixas.

Não estou louvando o fato, ele tem lados positivos e negativos, pois é legal ver jovens valorizando sua terra e as tradições do local onde vivem, mas claro que é nosso dever não provocar disputas e comparações com o resto do Brasil, pois somos brasileiros acima de tudo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado