terça-feira, 12 de outubro de 2010

Inverno interminável

Este inverno está castigando os gaúchos e catarinenses. O frio chegou bem antes do inverno já em abril se via que esse inverno seria rigoroso, em julho e Agosto nevascas de proporções históricas e agora as temperaturas insistem em se manter baixas demais para época. Em plena primavera tivemos hoje menos de 4ºC negativos na serra catarinense.


Veja as temperaturas de hoje. FONTE: METSUL

O fim de tarde de segunda-feira com céu limpo, vento fraco, ar seco e temperatura baixa em São Joaquim (foto de Ronaldo Coutinho do Prado) era um prenúncio de madrugada gelada nesta terça-feira no Planalto Sul Catarinense.

E que gelo ! Urupema registrou uma mínima de 4,7ºC abaixo de zero, conforme a estação da Epagri na localidade a 1300 metros de altitude. A marca pode ser considerada extraordinária para esta época do ano, talvez uma das menores já anotadas até hoje em Santa Catarina em outubro.

Para se ter uma idéia, a menor temperatura registrada pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul durante o inverno foi de 4,9ºC negativos no dia 15 de julho em Cambará do Sul. A mínima de 4,7ºC abaixo de zero desta terça na estação meteorológica de Urupema (foto abaixo da instalação da estação) foi mais baixa que marcas registradas durante a madrugada de hoje na base brasileira Comandante Ferraz na Antártida e em algumas das bases argentinas na região antártica.

Também hoje houve marcas negativas hoje em São Joaquim e em Urubici. A estação do Morro da Igreja, em Urubici, se encaminha para 120 horas seguidas com marcas de um dígito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário