quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conquista da Lua - Aniversário 40 anos






Foto 1- Armstrong fotografa Aldrin e aparece seu reflexo na viseira.

Foto 2- Saturno V

Foto 3- A bandeira (não simpatizo muito com ela)

Foto 4- O módulo (fotografado pelos astronautas)


Hoje, dia 17 de julho é meu aniversário, sempre que chega esta data, também lembro da ida do homem a lua, pois no dia 16 de Julho de 1969, o foguete SATURNO V partiu com os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, para maior aventura de todos os tempos, pois os dois sabiam que a possibilidade de sucesso da missão APOLO 11 era mínima, talvez eles não mais pudessem ser resgatados do solo lunar. Quatro dias depois, no dia 20 de julho eles aterrissaram, ou melhor, alunissaram. O foguete tinha 110m quando partiu e no caminho da lua se desfez de 3 estágios, restando o módulo de comando (Colúmbia) e o módulo lunar (eagle). Durante o percurso foram necessárias 4 correções de rota o que demandou mais combustível que o previsto.

Fico imaginando o trabalho dos físicos, engenheiros, a quantidade de cálculos de rota, as incertezas quanto a volta, pois como saber ao certo que os cálculos, feitos com base nas leis da física, iriam servir para um ambiente totalmente desconhecido.


Deve-se também considerar a coragem desses 3 homens (Collins não pisou na lua, mas ficou no módulo de comando na órbita lunar), que sabiam: o mínimo erro poderia matá-los.


Penso também no que passou pelas suas cabeças ao pisar no solo da Lua e visualizar de lá a Terra.


Por tudo isso, considero essa a maior realização científica da humanidade.












Foto 5: A terra ao fundo
Foto 6: Aldrin arma o coletor de vento solar


Foto 7: Armstrong fotografa
Aldrim descendo, após ele di-
: "Bela vista, não?"


Dica: O linck abaixo tem uma ótima ilustração sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário