Final de semana de Alerta na Região Sul

Segundo a Metsul, um centro de baixa pressão, ingressou hoje, pelo oeste do Estado do Rio Grande do Sul, devendo se transformar em um Ciclone Extratropical ao atingir o oceano entre sábado e domingo.

Veja na animação a trajetória até domingo do ciclone projetada pelo Cptec/Inpe:



Segundo a METSUL:

Este ciclone não parece ser um evento inclinado a provocar uma onda de temporais no Rio Grande do Sul, uma vez que grande parte do Estado já se encontra sob temperatura menor e instabilidade, o que atenua o risco de tempestades de vento e granizo de curta duração, apesar da possibilidade não estar afastada em pontos isolados. O Norte gaúcho, onde segue quente, seria uma área com possibilidade maior de temporais localizados. A chance mais significativa de temporais, entretanto, é maior mesmo para Santa Catarina e principalmente para o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul, sobretudo entre amanhã e domingo, quando o ramo frontal (frente fria) do ciclone deslocar-se para o Norte. Estes estados podem, devem, porém ter temporais nas próximas horas associados ao ar quente e úmido de baixa pressão. Várias projeções sinalizam o risco de chuva forte a intensa em São Paulo neste fim de semana. Os maiores transtornos aqui no Rio Grande do Sul, em princípio, devem ser resultado mais da chuva intensa e do vento que pode soprar forte neste sábado.

Esse fenômeno não deve ser comparado ao Catarina, pois são eventos climáticos completamente diferentes.

Nem pode se esperar uma repetição do 19 de novembro, pois aquele vento se formou de forma rápida e repentina, enquanto esse vem se formando a várias horas.

Fenômenos como esse não e devem ao aquecimento global, nem a mudanças climáticas, pois já foram registrados inúmeros iguais a ele no passado em nosso estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado