Biodiversidade única da ilha de Bornéu é prova da evolução

O Inseto mais comprido do mundo


Uma rã sem pulmão e o inseto mais comprido do mundo fazem parte das 123 novas espécies descobertas durante os últimos três anos nas florestas tropicais da ilha de Bornéu, no sudeste da Ásia.

A descoberta foi feita em uma zona de 220 mil km2 de floreta frondosa, conhecida como o "Coração de Bornéu" e protegida desde 2007 pela Malásia, Indonésia e o sultanato de Brunei, os três países que compartilham a ilha de Bornéu.

"Descobrimos três novas espécies por mês em média, 123 ao longo dos últimos três anos e pelo menos 600 há quinze anos", comemorou Adam Tomasek.

"As novas descobertas demonstram a riqueza da biodiversidade em Bornéu e permitem esperar novos achados, alguns dos quais poderão contribuir para curar enfermidades como o câncer ou a Aids", afirma.

O "Coração de Bornéu" abriga 10 espécies de primatas, mais de 350 pássaros, 150 répteis e anfíbios, assim como 10 mil plantas que não são encontradas em nenhuma outr parte do mundo.
Entre as novas espécies achadas em 2008, figura uma rã de 7 cm e cabeça plana, a Barbourula kalimantanensis, que respira através da pele, já que não possui pulmões.

No mesmo ano, os pesquisadores descobriram descobriram o Phobaeticus chani, considerado o inseto mais cumprido do mundo, com quase 36 cm (sem as antenas). Só foram achados três espécimes dessa espécie.

Entre os animais mais insólitos figura também uma lesma encontrada no monte Kinabalu que lança "dardos de amor" para seu companheiro para injetar nele hormônios com os quais aumenta sua capacidade de reprodução.

Os cientistas querem que os três países envolvidos em Bornéu garantam a proteção da biodiversidade da ilha.
Fonte: Terra
Toda essa biodiversidade apenas encontrada na Ilha de Bornéu, prova que os seres vivos quando submetidos a um isolamento geográfico e reprodutivo, são submetidos a seleção natural e através das mutações selecionadas para se adaptarem a o seu habitat vão formando espécies muito diferentes das encontradas em outros lugares.

Comentários

  1. Sim, prova de micro-evolução, aquilo que sabemos existir. Agora provas de mudança de tipos, lagartos para aves e etc, ainda não há nepia. Os fosseis tanto podem provar evolução como uma catastrofe global como o diluvio. Paz...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Cerveja reduz estresse