Origem da Vida


Durante minhas aulas, para o ensino médio, na semana passada, eu estava explicando sobre o Big Bang e origem da vida. Esse tema é extremamente abstrato para o estudante, pois para absorver o conteúdo dessas teorias é preciso um bom conhecimento de química e física.

Além disso, ainda tem toda a carga religiosa, que apesar de estarmos no século 21, ainda é muito forte, principalmente nas cidades do interior.

Eu precisava de algo, como um vídeo, que ilustrasse o que eu tentava explicar oralmente e com desenho. Então, como que por encanto surge em minha cabeça, uma série de documentários, que passava na televisão, no inicio da década de 80, chamado: COSMOS de Carl Sagan.


Nesta época longínqua, ainda distante dos Big Brothers, passava muitos programas educativos na TV brasileira, entre eles esse documentário.

Fica a sugestão aos colegas professores e alunos interessados, existem muitos vídeos da série sobre evolução, seres vivos, origem da vida e é possível obter na internet, no you tube, por exemplo. Eu considero a linguagem extremamente clara e didática.


Vídeo: COSMOS de Carl Sagan

Comentários

  1. É isso mesmo Beto! A tv está cada vez mais bestificante. Tudo bem que ela seja para entretenimento, mas também pode ajudar um pouco esse povo tão carente de cultura.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é, com tanta facilidade para se obter informações, o povo está ada vêz mais desinformado e alienado.

    ResponderExcluir
  3. vlw pelo post Beto, nao sei onde ia encontrar videos assim, abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Cerveja reduz estresse