Tornado em Gramado e Canela pode ter tido vento de 200Km/h

Eu assistia ao jogo do Internacional em Capão da Canoa, portanto era em torno de 20h, quando passou um vento rápido e muito forte na cidade, durou no máximo 5min. Eu imaginei que poderia ser um resíduo de algo muito forte que ocorrera em algum lugar, no intervalo liguei o rádio e a repórter narrava estarrecida os estragos feito por um vendaval muito forte em Canela.

Pensei que, se a descrição dela correspondesse a realidade, esse vendaval deveria ter sido um tornado.

Hoje veio a confirmação, foi realmente um tornado que passou nas cidades serranas.

Veja o que diz a METSUL:

MetSul Meteorologia não têm dúvidas de que um tornado passou pela região entre Gramado e Canela, tanto que os jornais atendidos por nós (Grupo Sinos e Correio do Povo) já saíram hoje com a notícia de tornado na capa e não com múltiplas hipóteses para o fenômeno em seu noticiário impresso.

Os danos de ontem à noite repetem imagens muitas vezes vistas antes em tornados no Rio Grande do Sul. Todas as características sinalizam inequivocadamente para um episódio tornádico como concentração de danos numa faixa, severidade dos estragos e relatos de moradores de que o vento intenso durou menos de um minuto, 40 segundos em muitos depoimentos.

Há um dado meteorológico relevante. Enquanto a estação automática do Inmet registrou vento de 124 km/h, uma outra estação automática, essa pessoal, instalada no Condomínio Quinta da Serra, a apenas 450 metros de distância do equipamento governamental, não acusou nada de vento intenso, confirmando a idéia de tornado e descartando completamente a possibilidade de microexplosão.

Veja algumas fotos com as imagens da destruição causada pelo tornado:


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado