A volta do Sol ao RS: Passeio à beira mar




As estações nos últimos anos estão muito bem definidas mesmo, após um verão muito quente, estamos vivendo um outono de típica meia estação, manhãs e noites frias, tardes amenas.


Nos últimos dias aqui no litoral tivemos chuva em grande quantidade, mas ontem o sol retornou com intensidade e, como trabalho pela manhã e noite, a tarde resolvi dar uma caminhada à beira mar em Capão da Canoa.





Cada vez que caminho na praia, penso na quantidade de dunas que haviam na minha infância, essas dunas abrigam animais e vegetais que fazem dela seu habitat, no Litoral Norte mais de 60% das dunas já foram removidas.


Ver postagem sobre as Dunas:

http://betoorcy.blogspot.com/2010/03/dunas-em-extincao-no-litoral-do-rs.html

Além de acabar com o habitat natural dos seres que ali moram, deixam desprotegida a cidade em caso de ressaca forte, depois não adianta culpar o aquecimento global.

Estas fotos foram tiradas por mim, ontem, na praia de Capão da Canoa.


Abaixo a foto de uma placa advertindo sobre a importância das Dunas, atrás da placa encontramos algumas dunas até a beira da praia, mas nem sombra do que eram a anos atrás.






Mas a frente da placa a imagem é esta:



Asfalto, calçadão e prédios.


Não sou contra as construções a uma certa distância do mar, desde que respeitem as dunas e a vegetação e, claro que devemos ter a consciência que estamos ocupando um local onde antes se encontrava uma biodiversidade típica, logo o mínimo da contra partida deve ser o cuidado com o destino do esgoto e lixo.


Até os fungos, se animaram, com a presença do sol e surgiram para alimentar-se da matéria orgânica em decomposição, depositada por entre a vegetação das dunas, molhadas pela chuva da semana.









Na volta o sol já estava querendo se esconder por entre os prédios.

Uma perguntinnha: Será que este ano não teremos o veranico de maio?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado