Informações e fotos sobre o tornado em Canela

Imagem de Guerra em Canela
Um tornado pode variar de intensidade durante seu percurso, por isso o grau de destruição provocado pelo tornado foi diferenciado nos lugares onde passou, analisando as fotos, a equipe da METSUL concluiu que em alguns lugares ele chegou a categoria F3, na escala Fugita.
A escala Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale) é a escala que mede a intensidade dos tornados, batizada com este nome em homenagem ao falecido cientista de tornados, Dr. Ted Fujita da Universidade de Chicago.
Os tornados são medidos pela quantia de estrago que eles causam, e não pelo seu tamanho físico. Também é importante lembrar-se de que o tamanho de um tornado não é necessariamente uma indicação de sua ferocidade. Tornados grandes podem ser fracos, e tornados pequenos podem ser violentos.

ESCALA FUJITA
  • Tornado F0: Velocidades de vento inferiores a 117 km/h. Normalmente causam poucos danos.
  • Tornado F1: Velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Até mesmo estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada. Trailers podem ser tombados e barracos podem desmoronar.
  • Tornado F2: Velocidades de vento entre 182 e 252 km/h. Os telhados de algumas casas começarão a levantar e os trailers/casas móveis que estiverem no caminho do tornado serão demolidos. Este tornado também pode soprar vagões de trem para fora de seus trilhos.
  • Tornado F3: Velocidades de vento entre 253 e 333 km/h. Árvores pesadas serão levantadas com raiz e tudo, e paredes e telhados de edifícios sólidos serão arrancados como palitos de fósforos. Isto é um tornado severo.
  • Tornado F4: Velocidades de vento entre 334 e 419 km/h. Motores de trens e caminhões de 40 toneladas serão arremessados como brinquedos. Haverá devastação total.
  • Tornado F5: Velocidades de vento entre 420 e 511 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo em seu caminho. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros, e edifícios inteiros podem ser levantados do chão. A força é semelhante à de uma bomba atômica.
Árvores quebradas ao meio




Casas detruidas como isopor



Estruturas de metal dobradas como papel









Telhados e postes arrancados inteiros como palitos




Comentários

  1. muito triste o que aconteceu em Canela.
    parabéns...as fotos estão muito boas.
    convido você para ver o meu blog
    reginalemos.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Dez as fotos... que punk..

    ResponderExcluir
  3. Olá; me chamo Leandro, moro em Bom Jesus na Lapa-BA.Sou mais um fã,desse fenômeno fantástico e ao mesmo tempo assustador.possuo documentários e vídios em DVS,contados pelo grande caçador de tempestades; Thim Leonard.Filmagens exclusivas da passagem de um monstruoso tornado de categoria F5,em Oklahoma na primavera de 1999.Os ventos dentro do fórtice foi calculado como sendo de 510Km/h.Carros foram arrancados de garagens fechadas e lançados a 1Km de distância.foi uma das maiores tragédias já filmadas e documentadas. abraços- Leandro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Cerveja reduz estresse