Água quente no mar da costa do RS


O verão deste ano, para quem gosta de praia, foi perfeito. Altas temperaturas no litoral, sol em abundância, água limpa e clara na maioria dos dias e o fato mais incomum e raro, em minha opinião, água do mar quente, ótima para o banho.

Em outros anos era terrível entrar no mar, colocávamos a ponta do dedo, o pé, e assim sucessivamente até criar coragem de mergulhar o corpo aquecido pelo sol.

Este ano era chegar e entrar, a água sempre agradável com uma temperatura civilizada, nem lembrando o velho mar gaúcho.

Confira no gráfico abaixo o movimento das correntes, mostrando a temperatura das águas.



Os valores de temperatura neste verão em alguns pontos da costa brasileira estiveram em patamares próximos ou semelhantes aos registrados no Caribe, uma das regiões mais conhecidas do mundo pelas suas ciclogêneses de natureza tropical. O Atlântico Sul, contudo, não é o Caribe. Mesmo que a temperatura da superfície do mar (TMS) possa alcançar valores propícios à formação de ciclones tropicais (depressões, tempestades ou furacões), a divergência de ventos na região é um fator inibidor para a ocorrência destes fenômenos, o que é muito menor na região caribenha.(Metsul)

Minha preocupação é a seguinte: Se a temperatura da água do mar, juntamente com outros fatores tem relação com furacões e ciclones, estando a temperatura alta ainda e com a proximidade da época em que ocorreu o último e único furacão que se tem notícia por aqui, o catarina, fico apreensivo, mas isso é assunto para um próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado