Caos Ambiental na Grande Porto Alegre
Antes de qualquer coisa, vejam essas 3 notícias que saíram hoje, 24 de março, no site da Zero Hora (jornal do grupo RBS):
Trânsito
Vazamento de esgoto cloacal atrapalha rotina na Avenida Pernambuco
Moradores dizem que problema dura cerca de dois anos
Moradores dizem que problema dura cerca de dois anos
Porto Alegre
Lago da Praça dos Açorianos é tomado pelo lixo
São notícias publicadas de forma desconexas, mas nos cabe chamar atenção, três notícias de graves situações referentes a falta de cuidados com o Meio Ambiente, publicadas no mesmo dia, no mesmo horário e ocorridas em áreas muito próximas.
Isso nos leva a crer que essa metrópole cresceu desordenadamente, sem preocupação com o saneamento básico e o destino dos dejetos, bem como o escoamento de produtos tóxicos e inflamáveis, que disputam lugar com automóveis de passeio nas vias, já engarrafadas normalmente, em toda grande Porto Alegre.
Se mesmo com o clima colaborando, sem vento, sem chuva em quantidade, nem calor, a cidade pára, obstruída pelo esgoto que verte da rua, pelo lixo espalhado na via e óleo derramado em uma BR de alto tráfego de veículos. O que sobra para os raros dias em que temos fenômenos meteorológicos, ai mesmo que tudo vira um caos.
E querem me convencer que o clima está mudando, que as chuvas em em grande quantidade causam enchentes, se mesmo quando não chove o esgoto transborda e causa alagamento.
Veja este depoimento dado a Zero Hora:
O advogado Geraldo Saldanha, 41 anos, trabalha em frente ao esgoto, que fica no trecho entre a Rua Chicago e a Avenida Cristóvão Colombo. Ele conta que inicialmente o esgoto cloacal só transbordava quando chovia, nos últimos tempos, não precisa ter precipitações para ocorrer o vazamento:
— Ontem não choveu e ficou vertendo a noite toda.
Veja o vídeo.
Comentários
Postar um comentário