Alerta de cilclone para região sul

Desde ontem estou acompanhando os sites de meteorologia para me manter atualizado sobre o sistema que se encontra na região sudeste e segundo alguns modelos ruma para o sul.
Tenho observado que todos estão cautelosos e no aguardo também de novos modelos para informarem com mais segurança sobre o fenômeno.
Esta noite, eu e alguns amigos fizemos uma pescaria (não predatória) com caniço, na barra entre Tramandaí e Imbé, com o Notebook permaneci acompanhando os mapas.

Lá pelas 5h pude observar que o mar iniciou um processo de ressaca e o tempo ficou carregado.





A matéria que mais me chamou atenção, por isso resolvi passar aos amigos, foi esta que li as 11h 22 min no site do CPTEC/INPE:

07/03/2010 11:22

Chuva e vento forte em parte do litoral da Região Sul




Estado de AtençãoA partir de amanhã (08/03) e pelo menos até o início da quarta-feira (10/03) a formação e desenvolvimento de um sistema de baixa pressão intensificará os ventos em mar aberto e na costa leste do RS e de SC. Existem discrepâncias entre os diferentes modelos de previsão de tempo em relação à intensidade e localização do sistema o que faz aumentar o grau de incerteza desta previsão. Vale ressaltar que todos os modelos numéricos tem dificuldade em prever com exatidão a posição e intensidade deste tipo de sistema meteorológico, sendo que nesta ocasião a dificuldade é maior devido a que sistema apresentará características subtropicais. As últimas informações indicam que o sistema de baixa pressão deverá atingir sua máxima intensidade principalmente a partir da tarde de amanhã (08/03) e durante a terça-feira (09/03), onde ficará mais próximo da costa leste do RS e de SC. Mesmo assim, devido a incerteza mencionada anteriormente, os ventos já poderão se intensificar a partir do início de amanhã (08/03). A área mais provável a ser atingida por este sistema será o nordeste do RS e o sudeste de SC, porém o litoral leste do RS, as demais áreas do litoral de SC e o litoral do PR, também se encontrarão em área de risco. Os ventos máximos estimados próximo da costa leste do RS e de SC poderão atingir valores superiores aos 50 Km/h com rajadas superiores aos 80 Km/h. Este sistema também deverá provocar chuva intensa na faixa litorânea entre o leste do RS e SC, principalmente entre segunda e terça-feira (09/03). O sistema de baixa pressão poderá persistir durante a quarta-feira (09/03), porém perdendo intensidade. Continuaremos a monitorar o desenvolvimento e deslocamento desse sistema e atualizações serão feitas quando necessário. O texto acima, elaborado em consenso entre o INMET e CPTEC, visa esclarecer e atualizar as informações especialmente para a Defesa Civil Nacional.Em situações de risco consulte a Defesa Civil.


A pescaria, pelo menos rendeu um bom peixe. ( sempre lembrando, os pequenos são devolvidos para a água ).





FILHÃO

Continuarei acompanhando o ciclone, torcendo que vá para alto mar e qualquer notícia nova estarei postando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado