Ciclone se afasta rumo ao leste
Mesmo assim houve grande quantidade de chuva, com rápida duração hoje ao meio dia entre Capão e Imbé.
Mas para felicidade dos moradores do litoral norte gaúcho as últimas atualizações demonstram afastamento e distanciamento do ciclone em relação a costa.
Segundo a METSUL:
Atualização (10/03 - 10:41): Os últimos dados de best track confirmam a observação por satélite que o ciclone tropical se afasta para Leste. A estimativa pela escala de Dvorak caiu de 2.5 para 2.0, sinalizando que o ciclone não mais possui status de tempestade tropical, passando à condição de depressão tropical, ambos tipos de ciclone tropical. O NOAA passou a considerar o sistema de natureza tropical (T) e não mais subtropical (ST), classificação que a MetSul já adotava desde ontem.
A tendência é o sistema seguir avançando para Leste, mas mantém-se o alerta de chuva forte a intensa localizada no Rio Grande do Sul, sobretudo no Leste, pela combinação de calor com elevadíssima umidade associada à circulação ciclônica.
Autor: Eugenio Hackbart
Atualização (10/03/2010 - 15:00): O sistema na costa gaúcha é nesta tarde uma tempestade tropical. Durante a amanhã, houve divergência entre os dados dos Estados Unidos acusando o sistema com 30 nós e 40 nós, mas todos os dados agora assinalam agora 40 nós de vento sustentado no centro do ciclone, fazendo com que ele se situe no patamar de tempestade tropical, o que é confirmado pela convecção que está sendo observada e o centro muito concentrado de instabilidade. A classificação na escala Dvorak voltou a subir para 2.5. A trajetória é para Sudeste do sistema, afastando-se um pouco mais do continente, mas muito lentamente.
E aí tchê
ResponderExcluirViu a matéria sobre o clima no Fantástico no último domingo?
Com o tempo vão caindo na real.
abraço
Bah, não vi. abração.
ResponderExcluir