Alerta Máximo - Ciclone evolui de sub tropical para tropical


Segundo os principais sites de meteorologia o ciclone evoluiu para tropical nas últimas horas. As imagens são impressionantes. Vejamos o alerta atualizado pela METSUL:

Atualização (09/03 - 22:00): Os últimos dados de best track indicam que a intensidade do ciclone tropical, pela escala Dvorak subiu de 1.5 para 2.5 e que o vento contínuo no centro passou de 30 nós para 35 nós, ou seja, colocando o sistema já no nível de tempestade tropical. A intensificação do ciclone, preocupante, acompanha o aumento da convecção ao redor do olho. O seu posicionamento mudou muito pouco com pequena oscilação para Norte/Nordeste. O sistema está quase parado e whobbing, jargão usado na Meteorologia americana para designar estas pequenas flutuações de trajetória de um sistema tropical. Veja que nas últimas coordenadas do best track, das nove da noite, o ciclone tropical tinha se deslocado, em relação a três horas antes, de 30.0 Sul para 29.8 Sul e de 48.3 Oeste para 48.1 Oeste.

Prever a exata trajetória deste sistema é extremamente difícil, uma vez que ele não está se comportando exatamente conforme os modelos antecipam. Algumas simulações computadorizadas da tarde e do começo desta noite aproximavam o centro da baixa muito do continente junto ao Litoral Norte e algumas chegavam a posicionar o centro da tempestade sobre o continente, na orla, nesta quarta-feira. Trata-se de uma situação de dificílima previsão e de extrema aténção, devendo ser monitorada atentamente pelas autoridades, sobretudo do Litoral Norte. (Luiz Fernando Nachtigall / Meteorologista)



Autor: Eugenio Hackbart


Imagens do ciclone hoje: 09/03/2010



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado