Ciclone se afasta rumo ao leste


Ontem havia uma situação de total alerta devido as últimas imagens da evolução do ciclone.

Pela manhã, ao me dirigir para escola, haviam nuvens extremamente carregadas cheguei a me preocupar com a possibilidade de vento, mas com o passar do tempo foram se dissipando.





Mesmo assim houve grande quantidade de chuva, com rápida duração hoje ao meio dia entre Capão e Imbé.







Mas para felicidade dos moradores do litoral norte gaúcho as últimas atualizações demonstram afastamento e distanciamento do ciclone em relação a costa.


Segundo a METSUL:


Atualização (10/03 - 10:41): Os últimos dados de best track confirmam a observação por satélite que o ciclone tropical se afasta para Leste. A estimativa pela escala de Dvorak caiu de 2.5 para 2.0, sinalizando que o ciclone não mais possui status de tempestade tropical, passando à condição de depressão tropical, ambos tipos de ciclone tropical. O NOAA passou a considerar o sistema de natureza tropical (T) e não mais subtropical (ST), classificação que a MetSuladotava desde ontem.

A tendência é o sistema seguir avançando para Leste, mas mantém-se o alerta de chuva forte a intensa localizada no Rio Grande do Sul, sobretudo no Leste, pela combinação de calor com elevadíssima umidade associada à circulação ciclônica.



Autor: Eugenio Hackbart




Atualização (10/03/2010 - 15:00): O sistema na costa gaúcha é nesta tarde uma tempestade tropical. Durante a amanhã, houve divergência entre os dados dos Estados Unidos acusando o sistema com 30 nós e 40 nós, mas todos os dados agora assinalam agora 40 nós de vento sustentado no centro do ciclone, fazendo com que ele se situe no patamar de tempestade tropical, o que é confirmado pela convecção que está sendo observada e o centro muito concentrado de instabilidade. A classificação na escala Dvorak voltou a subir para 2.5. A trajetória é para Sudeste do sistema, afastando-se um pouco mais do continente, mas muito lentamente.

Autor: Eugenio Hackbart

Comentários

  1. E aí tchê
    Viu a matéria sobre o clima no Fantástico no último domingo?
    Com o tempo vão caindo na real.
    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado