Curso- Ecoeducadores- no Lami

Ontem participei de um curso para eco educadores, no Lami em Porto Alegre. na Reserva Biológica do Lami.

Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger é uma unidade de conservação protegida por lei, localizada na cidade de Porto Alegre e que conta com 179 hectares. O nome da reserva é uma homenagem a José Lutzenberger, agrônomo e ambientalista Portoalegrense, de renome internacional, falecido em 2002.

A reserva foi criada pelo decreto nº 4097 de 1975, sendo a primeira reserva biológica municipal do Brasil. Protege alguns dos ecossistemas originais e espécies nativas de fauna e flora da região de Porto Alegre.
Além da conservação dos ecossistemas e suas espécies, a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger dá suporte a atividades de pesquisa científica e educação ambiental.


Não dá para imaginar que tamanha reserva, com enorme diversidade de fauna e flora se localize em Porto Alegre.





Durante a trilha, pode se observar uma diversidade de ecossistemas, mais de 120 espécies de aves nativas já foram registradas na reserva, dentre as quais, várias aves migratórias. Os banhados e juncais servem como verdadeiros berçários para muitos organismos aquáticos, como peixes, anfíbios e moluscos. Nas elevações arenosas podem ser encontrados ovos de tartaruga e lagartos.
A capivara, o maior roedor do planeta, pode ser encontrada nadando no arroio Lami, pastando nos campos, ou ainda escondida nas matas.
A éfedra (Ephedra tweediana), vegetal característico das matas de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados no Rio Grande do Sul, a figueira branca, e a corticeira do banhado, assim como o lagarto-de-papo-amarelo, e a lontra, são exemplos de espécies encontrados nessa unidade de conservação.

O curso foi muito proveitoso, principalmente pelo conhecimento adquirido em relação a leis que regem as reservas ambientais e parques. Também sobre planos de manejo.

Éfedra, vegetal que é o motivo da existência da reserva



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado