Mais sobre o escândalo dos e-mails e a fraude do Aquecimento Global

Quantos interesses estavam em jogo, para fazer com que cientistas arriscassem seu nome e ficassem a mercê da desmoralização como esta acontecendo.
A Indústria do aquecimento global é enorme, verbas gorvernamentais sustentam ONG'S e empresas de soluções climáticas como a de All Gore.
Economia de países em desenvolvimento foram afetadas pelas metas do protocolo de Kyoto.
Muitos empregos, ONG'S, empresas, cientistas são sustentados por essas indústria.

Que fique bem claro, sou professor sempre defendi o Meio Ambiente, mas acho que hoje os problemas que estamos vivendo se devem a poluição dos rios, que estão transbordando por estarem assoreados por sedimentos carregados pelas chuvas até seus leitos.
Com o desmatamento o solo fica exposto à força das chuvas que remove a terra e leva os sedimentos pra os rios.
Bueiros entupidos por poluição nas cidades, onde falta saneamento básico.
Vilas irregulares que brotam de todos os lados nas grandes cidades.
Bom. Mas é mais fácil e mais barato culpar o CO2 e o aquecimento Global.
Mas nosso assunto é o escândalo dos e-mails. Leia com atenção o post abaixo.
Fonte: Post de Reinaldo Azevedo - Revista Veja:
A história circula já faz alguns dias, mas batia num muro de gelo (ooops!) na imprensa brasileira. Havia me destinado a falar hoje a respeito e esbocei tratar do assunto no Programa do Jô, mas aí a conversa tomou outro rumo. Bem, finalmente começa a circular entre nós, embora já venha com as tintas da desqualificação.
Mas de que diabos estou falando?
Hackers invadiram os computadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, e piratearam nada menos de 6 mil e-mails trocados entre cientistas especializados em clima. East Anglia é um dos mais respeitados centros de climatologia do mundo, e seus estudos são um dos pilares que sustentam a tese de que o aquecimento global é provocado pela ação do homem.
Esse negócio de piratear dados de onde quer que seja não é bonito. Que os responsáveis sejam punidos etc etc etc. Mas o fato é que alguns dados que vieram a público parecem indicar que os especialistas em clima que sustentam a tese antropogênica para o aquecimento global são chegaditos a uma mentira e a uma propaganda enganosa. Há mensagens que sugerem manipulação de dados. A história, em detalhes, com vários trechos dos e-mails pirateados, está no blog de James Delingpole, do Telegraph.
Num deles, Phil Jones, chefão de East Anglia, diz a seus pares, nos Estados Unidos, que tinha recorrido aos mesmos "truques" de Michael Mann, da Universidade da Pensilvânia, para "esconder o declínio" de uma série de temperaturas num período de 20 anos, de 1961 a 1981. No original:.
I've just completed Mike's Nature trick of adding in the real temps to each series for the last 20 years (ie from 1981 onwards) amd [sic] from 1961 for Keith's to hide the decline.
Phil Jones se defende e diz que, quando os cientistas da área empregam a palavra "truque", eles não querem dizer "truque". Entendo... E que não falava de temperatura, mas da copa das árvores... Há outros e-mails que sugerem supressão de informação e debate sobre como tornar o aquecimento algo mais convincente, mais "quente", entendem?, mobilizando mais as pessoas.
Os e-mails pirateados foram hospedados num servidor da Rússia, e não se tem idéia da origem da invasão. A direção de East Anglia já confirmou que são verdadeiros. Mas, é óbvio, nega que revelem manipulação. Atribui-se tudo à gritaria dos "céticos" - que, aliás, são tratados com bem pouca lhaneza nas mensagens. Da vontade de dar uns sopapos nos adversários à alegria porque um dos inimigos morreu - John Daly -, a ciência do aquecimento global demonstra que quente, mesmo, naquele universo, é o gosto pela fofoca e pela desqualificação de tudo o que não concorra para a tese do grupo.
Já escrevi bastante sobre aquecimento - e meu novo livro traz frases a respeito. Não sou especialista, é óbvio. O que tenho feito é sugerir aos leitores que busquem ouvir o contraditório. Afinal, não se deve partir do princípio de que alguns querem salvar o mundo, e outros, destruí-lo. Os e-mails são provas irrefutáveis de que há manipulação? Não! Mas que cheiram mal, ah, isso é inegável. Esse negócio de que "truque", lá entre eles, não é "truque".
Bem... Com efeito, "truque" é a versão benevolente de "trick", também "embuste", "fraude" e coisas do paradigma.
Sabem o que é mais interessante? Há um troço chamado Oscilação Decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês). Não tenho como resumir. Está devidamente explicado aqui [site da MetSul]. Em suma, a temperatura do Pacífico tem grande influência na temperatura do planeta. Justamente entre 1961 e 1981, período a que se refere o tal e-mail, o Pacífico havia esfriado, assim como havia esquentado entre 1920 e 1940, depois esfriou de novo...
E como isso poderia ter sido evitado??? Bem, isso não poderia ter sido evitado ainda que os seres humanos renunciassem à sua cultura e voltassem à fase da coleta - e, suponho, da antropofagia...Ai os bobalhões logo dizem: "Ah, você quer poluir tudo!!!" Não! Quero é que parem com o papo terrorista, escatológico, para que se estabeleçam metas realistas".
É! Pode-se esconder o diabo, mas sempre fica de fora o rabo.
ResponderExcluir