Maquiné - Paraiso Ambiental

Rio Forqueta

Neste feriadão acampei no interior do município de Maquiné perto do litoral gaúcho.

Cidade muito pequena, as margens da BR-101, cercada de morros que compõem a Serra Geral e cortada por muitos rios de águas límpidas, principalmente, o Rio Maquiné, que nasce na serra gaúcha, mais precisamente em São Francisco de Paula.

O leito dos rios são compostos de muitas corredeiras e cachoeiras, principalmente a do Garapiá, que recebe grande quantidade de turistas.


Corredeiras

Chegando na cidade, segui por mais 20 km de estrada de chão, até o distrito de Barra do Ouro.
Acampei as margens do Rio Forqueta (fotos acima). O rio impressiona pela transparência das águas não há sinais de poluição, indústrias, nem esgotos domésticos despejados no rio.


O fundo é formado por pedras de diversas cores e tamanhos.

União dos rios Forqueta e Encantado

No inicio da noite fui ao 'Bolicho' mais próximo tomar uma bebida com os nativos da região, que logo começaram a perguntar sobre minha vida, como é comum em lugares pequenos. Assim descobriram que sou professor de Biologia. Ouvi um murmúrio: "Deve ser um desses defensores do meio ambiente"; perguntei a ele o que tinha contra os defensores do meio ambiente e para minha surpresa ele falou: "esse tal de aquecimento global vai nos matar de fome". BOM AI SENTEI E PEDI UMA CERVEJA.

Me explica isso, indaguei. Ele disse que vivem da agricultura, mas que, ultimamente, estão sendo multados pelos fiscais ambientais, principalmente, por colocar fogo na cultura colhida, antes da nova plantação. ELES dizem que:" o fogo aumenta o CO2 na atmosfera, provocando efeito estufa e por consequencia aquecimento global".

Sabem o que está acontecendo segundo os nativos: "O Rico que paga as licenças para os órgãos ambientais pode plantar e, ao invés de fogo, usa veneno para matar a antiga cultura. Chove e o veneno desce os morros, indo compor o leito dos rios, ameaçando um ambiente ainda tão conservado".

Mata ciliar muito conservada
Fora esses detalhes, o lugar é fantástico, uma diversidade de flora e fauna: quátis, búgios, raposas, veados, lagartos e peixes podem ser vistos no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Primitiva

A nova mansão do All Gore- Paga pelo aquecimento global

Dessalinizador reciclado