Maquiné - Paraiso Ambiental
Corredeiras
União dos rios Forqueta e Encantado
No inicio da noite fui ao 'Bolicho' mais próximo tomar uma bebida com os nativos da região, que logo começaram a perguntar sobre minha vida, como é comum em lugares pequenos. Assim descobriram que sou professor de Biologia. Ouvi um murmúrio: "Deve ser um desses defensores do meio ambiente"; perguntei a ele o que tinha contra os defensores do meio ambiente e para minha surpresa ele falou: "esse tal de aquecimento global vai nos matar de fome". BOM AI SENTEI E PEDI UMA CERVEJA.
Me explica isso, indaguei. Ele disse que vivem da agricultura, mas que, ultimamente, estão sendo multados pelos fiscais ambientais, principalmente, por colocar fogo na cultura colhida, antes da nova plantação. ELES dizem que:" o fogo aumenta o CO2 na atmosfera, provocando efeito estufa e por consequencia aquecimento global".
Sabem o que está acontecendo segundo os nativos: "O Rico que paga as licenças para os órgãos ambientais pode plantar e, ao invés de fogo, usa veneno para matar a antiga cultura. Chove e o veneno desce os morros, indo compor o leito dos rios, ameaçando um ambiente ainda tão conservado".
Comentários
Postar um comentário